Os tons de reclamação de boa parte das empresas e dos trabalhadores são notórios:

–  preocupação geral com o desemprego
–  falta de novas vagas
–  momento de incerteza que paralisa parte da cadeia produtiva

Mesmo assim, existe um outro lado mais azul para quem busca oportunidades ainda que no meio de toda ebulição social/política/produtiva deste ano.

Eliane Catalano, Coordenadora de Seleção da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, a grande chave para conseguir encontrar uma oportunidade é ter – ou desenvolver – várias habilidades área para atuar dentro das companhias. “As contratações estão surgindo sim. Há uma necessidade desses ajustes que estão acontecendo nas organizações que estão precisando de profissionais  que tem esse perfil multi”.

Ter esta gama de habilidades é fundamental, pois os desligamentos nas empresas acontecem e não dá para ficar esperando o que pode acontecer, como exemplifica Eliane:  “Então se desliga três pessoas e no lugar dessas três pessoas se contrata um profissional completo,  que tenha uma experiência técnica diferenciada, o perfil comportamental  também diferenciado para completar este perfil.”

 

Eliane reforça que para ter o diferencial, os candidatos precisam focar em:

– ter um perfil inovador

– saber trabalhar em equipe

– ser dinâmico

– ter sempre algo a mais para oferecer

– apresentar resiliência.

 

O que está aquecido?

Algumas vagas que já são frequentes, como as do setor de vendas, de telemarketing e as vagas técnicas especificas como financeiras, logística e exportação ainda estão alta hoje.  “A área de saúde está bem forte também. assim como o setor de educação, que eventualmente sempre tem algum segmento em evidência principalmente na parte técnica de escolas e cursos. São vagas que preenchem um nicho de mercado dentro de cada um destes setores” explica Elaine.

 

A especialista explica que o nível de exigência dos empresários  está bem alto e que esse tipo de profissional que estão procurando para substituir dois ou três postos possui um nível de exigência cada vez mais alto.

 

Dólar em alta melhora setor de exportação

A equipe da NOSSA trabalha com pesquisa em vários setores de mercado e percebe uma tendência de aumento na demanda ligada com exportações e logística.  Eliane orienta que os candidatos para este setor estejam bem preparados, com uma boa formação e cursos atualizados – além do segundo idioma, elemento fundamental para este setor.   

 

Melhor se adaptar sempre

Thaisa Batista, responsável pela Qualidade da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, o ideal neste momento é que o candidato tenha duas frentes para buscar uma recolocação: “tem duas frentes para o candidato que quer buscar uma colocação: olhar para dentro e para fora. “Olhar para fora nos setores que estão contratando, que já foram citados, e para dentro que significa trabalhar aquela polivalência que as empresas estão exigindo. Tem que estar dentro do perfil no setor que está aquecido” finaliza Thaisa.

 

Foto: Ytimg

 

Sobre a NOSSA

A NOSSA se dedica há mais de 20 anos em trazer ao mercado as melhores soluções em gestão de pessoas e serviços. A empresa nasceu em Curitiba (PR) e tornou-se referência na contratação de profissionais para empresas nacionais e multinacionais. Os profissionais são especializados em definir as melhores estratégias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. Nosso leque de serviços abrange todo o processo de recrutamento, seleção, orientação e contratação de profissionais para trabalhos permanentes e temporários. Além disso, desenvolvemos projetos especiais. A NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contratações e também do gerenciamento das equipes.

 

Sobre a KAKOI Comunicação

A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.

 

Fonte: KAKOI Comunicação