Durante a semana, no horário das 12h às 14h, as praças Osório, Rui Barbosa, Santos Andrade, Carlos Gomes e Zacarias transformam-se em palco para apresentações artísticas

Vários encontros já foram promovidos entre os artistas e representantes da Prefeitura de Curitiba para organizar a ocupação desses espaços, segundo as normas previstas em leis e decretos municipais. Os artistas também estão sendo cadastrados, possibilitando o agendamento e acompanhamento das atividades.

Para se apresentar, os interessados precisam fazer inscrição prévia no núcleo da FCC na Rua da Cidadania da Matriz (Praça Rui Barbosa). Devem encaminhar material que comprove a sua atividade (CD, DVD, jornal, revista, registros de imagem e/ou audição pré-agendada) e documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço).

Atualmente estão cadastrados 25 artistas das áreas de música, teatro e circo. Em abril de 2010, quando a Fundação Cultural iniciou o procedimento de agendamento das apresentações em praças, eram seis músicos cadastrados, que utilizavam apenas o espaço da Praça Osório.

Desde então, mais praças passaram a ser ocupadas e, agora, também em novos horários, conforme solicitação feita pelos próprios artistas na última reunião que tiveram com os representantes da Prefeitura, no dia 25 de abril.

De acordo com Crizanto Westphalen, chefe do núcleo da Fundação Cultural, essa mediação tem sido importante para aperfeiçoar o atendimento aos “artistas em trabalho de rua”, como preferem ser denominados. “Assim, vamos construindo uma mudança de conceito e comportamento em relação a essa classe, que merece ter o seu talento valorizado”, afirma Crizanto.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.