A ação preventiva da Polícia Militar em ônibus, terminais e linhas do transporte coletivo durante o primeiro semestre de 2017 resultou na queda de 33% dos casos de roubo na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), em comparação ao mesmo período do ano passado. Somente em Colombo, a redução chegou a 58%. Para reduzir ainda mais esses índices, o 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM) deflagrou nesta sexta-feira (28/07) uma operação para intensificar o policiamento na cidade de Colombo.

Foram abordos ônibus de linhas que apresentam maior registro de algum tipo de crime (furto ou roubo), como Eucaliptos, Planalto, Maria do Rosário e Paloma. Na abordagem, os passageiros são revistados, com o objetivo de apreender drogas, armas de fogo e localizar pessoas foragidas da justiça. O trabalho é desenvolvido com a participação de equipes da Radiopatrulha (RPA), da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM).

“Realizamos operações como essa desde o ano passado e agora intensificamos. Já foram 107 operações. Participamos de reuniões com a Comec, Sindimoc e com as empresas de ônibus de Colombo para verificar as necessidades na área de segurança pública e atuar de maneira mais eficiente para evitar os crimes”, explicou o tenente-coronel Sérgio Augusto Ramos, comandante do 22º BPM.

A ação faz parte de outras atividades preventivas que a Polícia Militar está desenvolvendo para reforçar a segurança no transporte coletivo da RMC. O trabalho inclui policiamento fardado e também com policiais à paisana, operações pontuais e fiscalizações, promovidos por meio da análise das ocorrências registradas pelo serviço 190, que permitem um estudo mais aprofundado para planejamento e execução de ações nas regiões que mais precisam.

O tenente-coronel Ramos destaca a importância de que as pessoas registrem denúncias ao presenciar algum tipo de crime, pois o registro alimenta as estatísticas que são utilizadas na preparação de operações e ações ostensivas. Neste ano, em toda a RMC, foram feitas 136 operações, que resultaram em materiais apreendidos, pessoas detidas e encaminhadas.

“Em vários casos verificamos que o motorista sofre o roubo ou furto e não liga ao 190, repassando a informação somente ao seu superintendente da empresa. Orientamos que ao sofrer qualquer tipo de violência as vítimas repassem imediatamente à PM pelo telefone de emergência”, alertou.
Nesta semana a PM participou de uma reunião juntamente com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) e outros órgãos ligados ao transporte público coletivo, onde reforçou-se o comprometimento da corporação em atuar na segurança pública, cumprindo com seu papel constitucional.

Fonte: AEN