O impacto da pandemia foi sentido em vários aspectos da economia com um grande número de empresas, infelizmente, fechando as portas em definitivo e, grande parte dessa culpa é da falta de maturidade digital que se impôs no período. O RH também foi afetado com a transformação digital, e o que temos agora é um modelo que modificou a gestão de pessoas. Por isso existe o RH terceirizado.

Para Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, este divisor de águas pegou muitas empresas de surpresa, fazendo com que a terceirização deste serviço se transformasse em um porto seguro para a contratação:

“As empresas lidaram com inúmeros desafios em sua produção, nas suas finanças e na maneira como precisaram lidar com as restrições. A pandemia ainda não acabou, então o foco dos gestores segue no negócio. A contratação de mão-de-obra passou a ser um fator complicado e somente a terceirização da busca por novos talentos consegue desafogar esta carga”.

Olhar mais do que atualizado
A Covid-19 proporcionou a criação e disseminação de aplicativos e outras tecnologias na área. É um detalhe que muitas empresas não conseguiram se adaptar ainda menos para empresas de RH, que conseguiram se adaptar rapidamente, justamente por lidar apenas com este assunto.

Este olhar externo da  terceirização de RH permite observar todo o cenário. Internamente, qualquer negócio vai apresentar limitações em algumas questões, enquanto a terceirizada vai entregar exatamente o que precisa:

“É uma ajuda enorme para clientes em seus processos internos de substituição de colaboradores e criação de projetos especiais. A terceirizada não convive com  preocupações rotineiras do negócio, dispensáveis no RH” completa Catalano.