Sustentabilidade não é mais uma palavra que está na moda, mas sim um mantra para a boa gestão de uma empresa.  No final das contas, adotar medidas como economizar energia elétrica, reutilizar embalagens em outros departamentos e outras atitudes similares são fatores não só de economia, mas muitas vezes de  sobrevivência empresarial.  

Thaisa Batista, responsável pela Qualidade da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, explica que dentre todas as empresas que estão na produção industrial e/ou com o sistema de manufaturas geram algum tipo de recurso que porventura é ou pode ser descartado com algum reaproveitamento no processo produtivo.

“Temos hoje exemplos de empresas que trabalham com caixas de papelão e reaproveitamento de embalagens pets ou tetra pak, Todo esse material voltaria para o ciclo produtivo se existisse um processo adaptado de triagem dentro das empresas para limpeza e reaproveitamento” aponta.

A especialista identifica toda a questão como um processo em que as empresas estão cada vez mais interessadas visando redução de custos. “Além do mais é uma oportunidade para as empresas que podem contratar neste setor. A NOSSA ajuda nesta questão financeira, se vale a pena ou não colocar um sistema destes dentro da empresa. Na verdade vai da política interna de cada uma delas, mas geralmente uma consultoria adequada consegue detectar dentro das empresas algumas oportunidades com o material que ela utiliza, se vai para reciclagem e onde ele pode reduzir custo”.  

Análise detalhada
Para deixar uma empresa bem organizada nesta questão da implementação da sustentabilidade, o primeiro ponto é identificar esta oportunidade após a visita de um gestor (ou analista) em uma indústria/empresa. Dessa maneira é possível detectar onde as melhorias podem ser aplicadas e o  que pode ser feito no processo.  Após a identificação desta oportunidade fica mais fácil direcionar para uma pessoa mais técnica que vai analisar a viabilidade de aplicar a ideia na prática. É preciso identificar uma melhoria no processo de reutilização de embalagem ou no processo logístico e aí sim direcionar para alguém especializado. Isso vai gerar ganho financeiro para a empresa.

E o custo?
Nilceia Neri, Consultora Comercial do Nossa, percebe que estas ações abrem mercado para remanejamento de pessoal dentro das empresas. “Alguns projetos que estão acontecendo já utilizam o processo de reutilização. As empresas conseguiram utilizar uma caixa por oito vezes ao invés de uma só. Isso impacta no lado financeiro. O custo da empresa chega a diminuir em até 10 vezes durante um ano e estes projetos de sustentabilidade se torna muito visível” explica.

Thaísa Batista explica ainda, que o primeiro alvo de muitas empresas na hora de cortar gastos é no capital humano, que é mais caro, porém a especialista lembra que é este capital o que gera o produto final de empresa. “Estes cortes são muitos direcionados e as empresas focam muito nisso quando falam da redução, mas existem outras formas até mesmo mobilizando a própria empresa. Aqui mesmo, na NOSSA, fizemos isso.   Mobilizamos toda a empresa para novas ideias visando reduzir custos e conseguimos trazer uma certa economia para a gente mesmo. Foi uma atitude simples que deu certo”.

 

Confira algumas dicas de sustentabilidade que podem ser aplicadas na sua empresa
– Substitua suas lâmpadas por modelos mais econômicos, como as de LED e fluorescentes, para economizar energia e dinheiro.

–  Mantenha o ar condicionado com o selo Procel, sempre em ordem e revisado. Quando puder, o ideal é abrir as janelas ou usar ventiladores.

– Encaminhe informações por e-mail usando formatos como .pdf. Quanto menos papel impreso, melhor.

– Estimule a carona no escritório para ajudar na redução de poluentes e melhorar o trânsito nas cidades. Um bom plano é traçar um mapa com os endereços de todos e traçar rotas.

– Ofereça um vestiário para aqueles que desejam ir de bicicletas ou caminhando ao  trabalho. Pode ser parcerias com empresas ou academias próximas caso não tenha espaço.

– Café no escritório? Que tal estimular o uso de xícaras e canecas? Menos copos descartáveis resulta em mais economia e mais ecologia..

– Não descarte aparelhos eletrônicos no lixo comum, faça doações ou procure por instituições que realizem a reciclagem.

– Separe lixo orgânico do reciclado e recicle corretamente.

– Não deixe aparelhos em stand by,  ainda na tomada. A economia pode ficar entre 15 e 40% de energia.


Imagem: Divulgação/Kit Out My Office

 

Sobre a NOSSA
A NOSSA se dedica há mais de 20 anos em trazer ao mercado as melhores soluções em gestão de pessoas e serviços. A empresa nasceu em Curitiba (PR) e tornou-se referência na contratação de profissionais para empresas nacionais e multinacionais. Os profissionais são especializados em definir as melhores estratégias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. Nosso leque de serviços abrange todo o processo de recrutamento, seleção, orientação e contratação de profissionais para trabalhos permanentes e temporários. Além disso, desenvolvemos projetos especiais. A NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contratações e também do gerenciamento das equipes.

Sobre a KAKOI Comunicação
A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.

Fonte: KAKOI Comunicação