Fuga e carta golpista ampliam isolamento de Flávio Bolsonaro

Fuga e carta golpista isolam Flávio Bolsonaro

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Aliados e ex-aliados do senador Flávio Bolsonaro (PL) têm se manifestado a favor do resultado das eleições e contra a postura do parlamentar, ex-candidato à Presidência da República, que se recusou a reconhecer a derrota no segundo turno para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As reações se intensificaram após a fuga de Flávio para os Estados Unidos e a divulgação de uma carta golpista, na qual ele chegou a se autoproclamar presidente eleito, líder do Brasil e da oposição.

Partidos reforçam legitimidade do resultado

O União Brasil, partido que integrou a base de apoio da campanha, divulgou nota oficial assinada pelo presidente nacional da legenda, Antonio Rueda, defendendo o respeito à decisão dos eleitores e ressaltando a legitimidade do resultado eleitoral. No documento, o partido afirma que a democracia é um “valor inegociável” e declara que “a eleição de 25 de outubro transcorreu com lisura, e o seu resultado deve ser respeitado”.

O MDB também se manifestou sobre a legitimidade do processo eleitoral. Em publicação nas redes sociais, a legenda reafirmou confiança no sistema eleitoral brasileiro e no resultado do pleito realizado no domingo, apesar de parte de suas lideranças ter apoiado Flávio Bolsonaro na campanha.

O próprio PL, partido de Flávio Bolsonaro e de outros políticos de sua família, também tornou público seu reconhecimento do resultado que deu a vitória a Lula. O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado e coordenador da campanha eleitoral de Flávio, admitiu ainda que não há provas de fraude eleitoral no segundo turno.

Direita pede serenidade e critica oposição no exterior

Entre nomes da direita, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), divulgou nota nesta quarta-feira afirmando compreender a indignação do senador, mas defendendo “responsabilidade, serenidade e a construção de uma oposição forte”, com respeito ao resultado das urnas.

Também nesta quarta-feira (28), o bispo JB Carvalho, líder da Comunidade das Nações, igreja de Brasília frequentada pelo senador, publicou mensagem em defesa do resultado eleitoral: “As eleições terminaram. Não tem terceiro turno. Vida que segue!”.

O ex-candidato à Presidência Renan Santos (Missão) criticou a decisão de Flávio de conduzir a oposição a partir do exterior e disse que a iniciativa não traz benefícios ao Brasil. Para ele, o senador tenta reproduzir o modelo de Juan Guaidó, mas em um contexto diferente, já que o PL segue funcionando normalmente no país. Renan afirmou não ver risco institucional, mas classificou a atuação política fora do Brasil como uma “oposição EAD”.

Fonte: Agência Brasil. Texto reescrito com base na publicação original.

Compartilhe:

WhatsApp
X
Facebook