Eleições: prazo para convenções partidárias começa nesta segunda-feira

Convenções partidárias começam nesta segunda (20)

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira (20) o prazo para os partidos políticos realizarem convenções partidárias, etapa em que são definidos oficialmente os candidatos aos cargos em disputa e os números com que cada um concorrerá. As legendas têm até 5 de agosto para concluir as convenções e enviar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações dos candidatos e seus respectivos números.

O envio será feito pela internet, por meio do Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex). Além de escolher representantes para as eleições, as convenções também formalizam coligações e definem a numeração: os partidos podem manter o número de legenda usado na eleição anterior, e candidatos podem manter o número utilizado anteriormente para o mesmo cargo.

O que é decidido nas convenções

Nas convenções, os partidos escolhem seus candidatos e formalizam coligações com uma ou mais siglas. Também são sorteados os números com os quais cada candidato disputará a eleição, respeitando o direito de manutenção de numeração por legenda e por candidato, quando aplicável.

Quais cargos estarão em disputa em 2026

Em 2026, os eleitores vão votar para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual — ou distrital, no caso do Distrito Federal.

Segundo as regras do processo, as legendas devem realizar convenções estaduais para escolha de candidatos a governador, vice-governador, senador e suplentes, além de deputados federais, estaduais e distritais. Já a convenção nacional decide os candidatos a presidente e vice-presidente, ou a participação em coligação nacional.

Partidos que já marcaram convenções nacionais

Entre as siglas que já têm data marcada para convenção nacional estão: PDT (20 de julho), PL (25 de julho), PSD (26 de julho), MDB (27 de julho), Novo (27 de julho), PCdoB (30 de julho), PSTU (31 de julho), PV (31 de julho), Missão (1º de agosto), PCO (1º de agosto), PSB (2 de agosto) e PT (2 de agosto).

Fonte: Agência Brasil. Texto reescrito com base na publicação original.

Compartilhe:

WhatsApp
X
Facebook