A cidade de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, sedia de 11 a 13 de julho a 1ª Festa do Pinhão. O evento será realizado no centro histórico e contará com música, dança, feira de produtores locais, artesanato e variadas receitas à base de pinhão, símbolo da cultura regional.
Valorização do patrimônio natural e geração de renda
A festa celebra o valor cultural e ambiental da araucária, espécie nativa do Sul do Brasil, além de conscientizar sobre a importância da sua preservação. A produção de pinhão, cuja colheita ocorre entre abril e junho, movimentou mais de R$ 22 milhões na última safra, gerando renda para milhares de famílias no Paraná.
Fomento ao turismo regional no inverno
Segundo o secretário para o Desenvolvimento da RMC, Thiago Bonagura, a iniciativa busca impulsionar o turismo nos 29 municípios da região metropolitana, que abrigam mais de 3,7 milhões de pessoas. Festas típicas como esta incentivam a economia local e atraem visitantes durante o inverno.