O Projeto Garoto Cidadão de Araucária retoma suas atividades presenciais em março. O projeto visa o desenvolvimento social, educacional e emocional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, transformando vidas  por meio da expressão cultural, envolvendo: Música, Teatro, Dança, Expressão da arte e Cultura e Cidadania. A iniciativa é voltada para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 17 anos, encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).  A ação é realizada na cidade no período de contraturno escolar, em uma parceria da Prefeitura de Araucária com a Fundação CSN.

Cerca de 150 educandos já estão matriculados neste ano e ainda restam 100 vagas. Novas matrículas podem ser realizadas diretamente na sede do projeto*. Apesar da iniciativa estar localizada no Iguatemi, o projeto atende crianças e adolescentes de todos os bairros, sendo que os CRAS podem providenciar isenção tarifária de ônibus para incentivar a participação de todos.

No ano passado, devido à pandemia de Covid-19, o Garoto Cidadão utilizou estratégias de aulas on-line para que suas atividades não parassem. Com a intenção de  fortalecer os laços afetivos com educandos e familiares, buscou atender o maior número de garotos(as) através de plataformas simples. Segundo a coordenadora do projeto em Araucária, Lena Inocêncio, foi obtida uma participação significativa de educandos(as),  resultando em conteúdos de relevância para comunidade,  parceiros e família.  Alguns vídeos podem ser visualizados no canal do projeto (CLIQUE AQUI).

“Retornar ao atendimento presencial é muito significante para nosso trabalho, uma vez que o Garoto Cidadão tem como essência as relações humanas que  se estruturam por meio das interações entre as pessoas e a troca de saberes no seu dia-a-dia”, avalia Lena.

*MATRÍCULAS E REMATRÍCULAS
Horário das matrículas – das 08h30 às 16h30 de segunda a sexta-feira.

Requisitos para participação:
– Ter idade entre 9 e 17 anos
– Ter encaminhamento do CRAS

Documentos necessários
RG e CPF dos responsáveis
Documentos da criança e ou adolescente
Declaração de matrícula em unidade de ensino regular
Encaminhamento do CRAS

Endereço do Garoto Cidadão e local de matrícula: R. João Túlio, 175 – Fundos – Iguatemi.
Telefone: (41) 3901-5317