Chef renomado assina cardápio dos restaurantes populares; aulas shows em feiras, mercados e armazéns da família; curso de aproveitamento total do alimento e até um festival de valorização da alimentação saudável em plena Travessa Jesuíno Marcondes, no coração da cidade. A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) preparou para março uma programação especial gratuita de aniversário de Curitiba.

“A Prefeitura, através da Smab, é responsável por programas de segurança alimentar, visando a melhoria do padrão nutricional da população, o acesso universal à boa comida e também a valorização do alimento saudável. Por isso, faremos uma série de eventos que contemple todas as missões da secretaria”, explica Luiz Gusi, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.

A programação começa na terça-feira (13/3), às 9h, com a abertura do festival Comida de Verdade, que terá uma feira especial de venda de pescados, hortaliças e frutas na Travessa Jesuíno Marcondes, junto à Praça Osório, no Centro. O evento, que ocorrerá até as 17h, terá ainda estandes de programas da Smab, como os Armazéns e Sacolões da Família, os cursos de educação alimentar e aproveitamento total do alimento e o apoio dado às hortas comunitárias através do Núcleo de Agricultora Urbana.

Também no dia 13, a chef Manu Buffara irá finalizar o cardápio do Restaurante Popular do Capanema. O menu especial também será preparado e servido nas outras quatro unidades do programa (Matriz, Sítio Cercado, CIC/Fazendinha e Pinheirinho). “Vou preparar frango com quiabo, feijão caipira e duas saladas, uma de berinjela e abobrinha grelhadas e outra de batata doce”, antecipa Manu, que se diz honrada em preparar o cardápio para os cinco restaurantes da Prefeitura.

No dia 17 de março, a Horta do Cajuru irá se transformar em uma grande sala de aula ao ar livre para a comunidade com cursos práticos de preparo de alimento sem desperdício e também orientações da equipe do Núcleo de Agricultura Urbana sobre hortas comunitárias e cultivo em pequenos espaços.

Aulas show

De 27 de março a dia 7 de abril, estão previstas aulas de chefs de restaurantes em vários equipamentos da Prefeitura.

No dia 27, às 19h, haverá uma apresentação na Feira Orgânica do Cristo Rei. No dia 28, às 10h, no Armazém da Família do Bairro Novo, e, às 19h, na Feira da Vila Izabel.

No dia 31, às 11h, no Mercado Regional Cajuru, haverá aula show e visita guiada. No dia 7 de abril, às 10h30, a apresentação ocorre na Feira Orgânica do Passeio Público.

Além disso, no dia 28 de março, das 9h às 17h, será realizada ainda uma feira especial de pescados, frutas e hortaliças.

 


Mercado Municipal tem workshop e oficinas de Páscoa

O Mercado Municipal de Curitiba também terá uma programação especial e gratuita durante o mês de aniversário de Curitiba, com decoração e atividades bem em clima de Páscoa. Aos sábados, das 11h às 15h, o Espaço Arena terá aulas gourmet com bacalhau e pescados e dicas de queijos e vinhos para a Páscoa.

Além disso, a partir das 11h, serão ministradas oficinas de customização para as crianças, com criação de ninho para os ovinhos e guloseimas, confecção de orelhinha de coelho, decoração de ovos de chocolate e camarim de pintura de rosto com motivos de Páscoa.

No fim das atividades, um personagem vestido de coelho irá convidar os pequenos a desfilar de “coelhinhos” pelos corredores do Mercado Municipal. A programação, promovida pela Associação de Permissionários Estabelecidos no Mercado Municipal (Ascesme) e com apoio da Smab, pode ser vista no www.mercadomunicipaldecuritiba.com.br

Fonte: PMC