predioAté que ponto é válida a troca de experiências entre empresas familiares? Não muito raro, é possível que empresas familiares não abram mão da sua estrutura e muito menos queiram saber de outras experiências, de outras ações de outras empresas familiares – portanto, similares.

Acredite, este intercâmbio é muio benéfico. O diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral, Eduardo Valério, entende que os problemas de uma empresa familiar podem ser os mesmos de outra, por isso da importância de manter contato com outros grupos com o mesmo sistema administrativo

“O intercâmbio entre as empresas familiares, principalmente entre sucessores e sucedidos, é fundamental. Há uma grande semelhança nos desafios enfrentados pelas empresas familiares, principalmente aqueles relativos ao processo sucessório. Há várias maneiras de promover este intercâmbio, desde simples reuniões para a troca de experiências, até programas estruturados em módulos de aplicação e desdobramentos” explica Eduardo Valério.

Origem da família: atrapalha ou ajuda?
Mesmo já devidamente profissionalizada, uma empresa familiar tem uma carga que nenhuma outra possui: a que envolve laços de família. Como as famílias são diferentes (origem, tradições, criação, etc), é esta experiência de uma que pode ajudar a outra, afirma Eduardo Valério.

“É justamente na diversidade que reside a riqueza do aprendizado conjunto. Portanto, independente das origens, tradições ou qualquer outro fator, as contribuições são sempre ricas pois seguem na direção de como estas famílias fizeram ou fazem para superar os desafios”.

Eduardo Valério recomenda a troca de experiências, já que para o especialista a solução para um determinado problema, muitas vezes, está no exemplo dado por uma outra empresa familiar que, aparantemente, não teriam características semelhantes. “Atualmente, a JValério promove vários encontros em nossos programas voltados para as empresas familiares cuja finalidade é justamente compartilhar as soluções dadas para determinados problemas”.

Processos são únicos
A governança corporativa oferece mais transparência, assegura o crescimento e a perenização das empresas, porém Eduardo não acredita que seja possível adotar 100% das ações de uma empresa familiar em outra. “Cada processo de implantação do sistema de Governança Corporativa é único para a família ou empresa. Mesmo obedecendo a mesma metodologia, há grandes variações da aplicação em função do momento de cada grupo familiar empresarial, da complexidade dos negócios, sobre o momento da sucessão, e vários outros fatores”.

Por isso da importância, de acordo com Eduardo Valério, de trocar experiências e tentar encontrar possibilidades de uma empresa que sejam adaptáveis para outras.

Eduardo J. Valério
Eduardo J. Valério é graduado em graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da J. Valério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).

Sobre a JValério
A JValério foi fundada em 1998 e é uma consultoria associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros.
A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características.

Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira que há quase 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Circulam anualmente pelos seus programas abertos, fechados, de parcerias e de pós-graduação (especialização, MBA e mestrado) cerca de 35 mil executivos de empresas e organizações de pequeno, médio e grande porte do Brasil e de vários países. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades.

A FDC é a melhor escola de negócios da América Latina segundo o Ranking da Educação Executiva 2014 do jornal inglês Financial Times e o Ranking das Melhores Escolas de Educação Executiva da América Latina 2013, da revista AmericaEconomia.

JValério – Soluções Empresariais Inovadoras
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Fonte: Assessoria de Imprensa kakoi Comunicação