destaque_DSC_0228A Secretaria estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, por meio da Agência do Trabalhador de Curitiba, desenvolve palestras para os trabalhadores que buscam uma vaga no mercado de trabalho.

Coordenado pela psicóloga Maria Teresa Rosa, o Programa de Orientação Profissional, foi criado para ministrar palestras de empregabilidade e orientar os trabalhadores sobre como elaborar um currículo, como se portar na entrevista e, também, como se manter no novo emprego. “Nosso interesse é encaminhar profissionais mais preparados para participar dos processos seletivos nas empresas que abrem vagas nesta agência”, disse a psicóloga Maria Teresa.

O dia da entrevista deve ser levado a sério pelo candidato. As principais dicas são: pesquisar a empresa que está oferecendo a vaga; chegar com antecedência ao local da entrevista; apresentar-se ao chegar; esperar o selecionador começar a conversa; ter calma na hora de respondera cada pergunta, sendo claro e objetivo; valorizar os pontos positivos do currículo e, sobretudo, demonstrar interesse pela vaga ou função a que está concorrendo.

As palestras acontecem de 2ª a 6ª feira, às 10 horas. O trabalhador recebe um modelo de currículo e um folder explicativo. “A ideia é que este folder e o modelo de currículo, além de utilizado pelo trabalhador, seja repassado à amigos e familiares, pois assim estaremos informando mais pessoas, sobre como melhor agir em uma entrevista de emprego”, finalizou Maria Teresa Rosa.

Os trabalhadores interessados devem comparecer às agências com documentos pessoais (carteira de trabalho, RG e CPF). Em Curitiba, a agência funciona na Rua Pedro Ivo, 744, no Centro. O atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h30. As pessoas com deficiência devem apresentar os mesmos documentos e o laudo médico. Após efetuar o cadastro em qualquer uma das 220 agências do trabalhador no Estado, o trabalhador recebe uma senha que permitirá atualizar e reservar vagas pela internet no site

Fonte: AEN