Informações e exames de oximetria, que mede a concentração de fumaça nos pulmões, na Boca Maldita, serão o ponto alto das atividades que vão marcar nesta quinta-feira (31) as comemorações do Dia Mundial Sem Tabaco. A programação na Boca Maldita irá das 9h às 17h.

Dados da pesquisa telefônica Vigitel 2011, divulgados pelo Ministério da Saúde, informam que Curitiba tem mais adultos exfumantes do que fumantes. Enquanto o número dos que afirmam ter abandonado o vício soma 24% da população, os fumantes seriam 20%.

O evento é uma promoção em parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Associação Paranaense de Combate ao Fumo. O objetivo é tirar dúvidas do público sobre o tabagismo, fazer o teste em equipamento com bocal descartável e encaminhar quem precisar de apoio para as unidades de saúde.

Em Curitiba existem 38 locais com grupos de apoio para vencer o vício do cigarro, com a ajuda de profissionais de saúde e, quando necessário, medicamentos.

“As chances de superar o problema são bem maiores quando se pode contar com essa ajuda, que teve um grande apoio com o advento da Lei Antifumo”, observa o coordenador do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, João Alberto Lopes Rodrigues. Cerca de 700 pessoas participam desses grupos. Desde 2002, foram cerca de 8 mil pessoas atendidas

A Lei Antifumo, em vigor desde 19 de novembro de 2009, proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo. Desde então foram feitas 4,2 mil inspeções específicas para bares, restaurantes e casas noturnas. Desse total, foram encontradas irregularidades em 230, que foram autuadas.

Fonte:  Prefeitura de Curitiba

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.