BR Foods dispensa contraprova sobre formol em leite da Batavo

leitecalcioO Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) e a Vigilância Sanitária Estadual receberam nesta ontem o diretor de qualidade da BR Foods, Ralf Piper, que comunicou a desistência do teste de contraprova da presença de formol em dois lotes de leite Batavo. A empresa havia questionado o laudo do Lacen-PR mas reconheceu a confiabilidade da metodologia utilizada nas análises.

Novo teste, realizado em laboratório do Rio Grande do Sul, confirmou o resultado, o que motivou a empresa a assinar termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público Estadual gaúcho. Pelo documento, a empresa se compromete a melhorar o sistema de controle de qualidade de seus produtos lácteos e reforçar seus mecanismos para detecção de fraudes, como a adulteração por formol e outras substâncias.

Segundo a diretora do Lacen-PR, Célia Fagundes, todo processo de análise de adulteração de leite segue padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Como forma de indenização por danos morais coletivos, a BR Foods também terá que efetuar o pagamento de R$ 1,8 milhão em favor do Rio Grande do Sul e do Paraná. Os recursos deverão ser aplicados para fortalecer órgãos públicos de defesa do consumidor e da área da saúde. A empresa também deverá publicar em três jornais de grande circulação no Rio Grande do Sul e três no Paraná, anúncio comunicando aos consumidores a assinatura do termo de ajustamento de conduta.

Com informações da ANE

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Compartilhe:

WhatsApp
X
Facebook