Mil policiais iniciaram na manhã desta terça-feira (17) a ocupação da Cidade Industrial de Curitiba para a instalação de mais quatro Unidades do Paraná Seguro (UPS). O bairro mais populoso da capital vai receber as quatro unidades juntas nas localidades mais violentas do bairro – Barigui, Sabará, Vila Nossa Senhora da Luz e Vila Verde.

A mobilização acontece desde as 5h30 e os policiais pretendem estar na região nas primeiras 24 horas. A operação não cumpre hoje mandados, de acordo com o Comandante da Polícia Militar, Roberson Luiz Bondaruk, desde abril a polícia realizou 37 mandados de prisão e 63 de busca e apreensão para preparar a região para a chegada das quatro UPS. “As três tarefas serão cumpridas, a implantação de políticas públicas, trabalhar e reforçar o conceito de proximidade da polícia e comprovar que nestas regiões mora gente de bem para que a tranqüilidade seja restaurada”, disse o comandante.

UPS
Esta é a terceira mobilização da Polícia Militar, Civil, Rodoviária Federal e da Guarda Municipal. A primeira Unidade Paraná Seguro foi implantada em março no bairro Uberaba, também em Curitiba. A segunda aconteceu em maio no bairro Parolin e mobilizou pouco mais de 350 policiais militares e guardas municipais.

A proposta do governo é implantar outras oito UPS em Curitiba até o final do ano, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, e também iniciar o projeto no interior do Estado, em locais que apresentem altas taxas criminalidade. “A UPS não é só policiamento. É uma política do Estado de ocupar localidades violentas e ofertar serviços públicos que ajudem a elevar a qualidade de vida das pessoas”, explica o secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César.

Fonte: Banda B

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.