Na data em que Maringá comemorou o Dia Municipal do Turismo, 18 de abril, a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Seide) realizou a abertura da 2ª Semana de Turismo, organizada pela Diretoria de Turismo e Entretenimento.
A finalidade do evento é divulgar o potencial turístico da cidade, incentivar e preparar os maringaenses para receberem com hospitalidade os seus visitantes.
Para isso, até o próximo sábado, 22, está programada uma série de atividades  instrutivas, apresentações culturais e visitas a pontos turísticos da cidade, incluindo a Feira de Artesanato e Turismo Gastronômico, com transporte gratuito com a Jardineira do Turismo. A novidade na praça neste ano é a presença de uma Academia Móvel – disponível para utilização – e a exposição da Tocha Olímpica Rio 2016.
A abertura oficial do evento foi na Praça Napoleão Moreira da Silva, com a participação do prefeito Ulisses Maia, do vice-prefeito Edson Scabora, secretários municipais, diretores, artesãos, representantes do Conselho Municipal de Turismo, membros do Sebrae-PR, do Maringá Convention & Visitors Bureau e empresários do trade turístico local.
Ao abrir o evento o prefeito enalteceu a conquista das 23 empresas maringaenses que atingiram 80% da conformidade nos critérios avaliados pelo Salão Paranaense de Turismo e receberam, em Curitiba, o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. Entre as empresas reconhecidas, seis obtiveram destaque estadual. “Maringá já é polo da indústria do vestuário, do setor educacional e de saúde eficiente. Tem na Catedral e no Santuário de Santa Rita de Cássia um patrimônio turístico religioso mundial e também brilha na área cultural com a Expoingá e a Festa da Canção. Na questão da natureza é diferenciada com o nosso Parque do Ingá e com o Horto Florestal, no qual estamos trabalhando para viabilizar também a sua abertura para visitação pública”, declarou.
Artesanato
Outro projeto anunciado pelo prefeito foi a criação de uma Feira de Artesanato com abertura permanente aos domingos no Parque do Ingá ou na Avenida Mauá. “É um desafio que está sendo lançado. Com apoio dos artesãos e a parceria do Sebrae-PR podemos manter na cidade uma feira permanente, semelhante à que funciona todos os domingos no Largo da Ordem, em Curitiba”, enfatizou.
Para a diretora de Turismo, Maria Ligia Guedes, o foco da 2ª Semana do Turismo é “mostrar que esse segmento não é apenas atividade de lazer, mas também de fomento e negócio”, destacou em seu pronunciamento.
A consolidação de Maringá como polo de turismo para geração de emprego e renda também foi defendida na saudação do secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Francisco Favoto; pelo superintendente da regional noroeste do Sebrae-PR, Luiz Carlos da Silva e pela presidente do Conselho Municipal de Turismo, Janaína Leal. “O nosso Conselho Municipal completa hoje 20 anos de existência, exatamente no Dia Municipal do Turismo, que foi criado por uma lei de autoria do então vereador Ulisses Maia, hoje prefeito de Maringá. Então é um dia efetivamente apropriado para nós, maringaenses, pensarmos em realizar um trabalho mais abrangente de discussão e conscientização de todos para a consolidação do turismo, neste lugar que temos tanto orgulho de viver”, finalizou.
Saiba mais:
A Diretoria de Turismo informa que aqueles que forem visitar os estandes da feira poderão colaborar com um quilo de alimento não perecível, entregues ao Provopar, que fará plantão na Casa do Papai Noel (centralizada na praça), até esta quarta-feira, 19. Os alimentos arrecadados serão destinados a entidades carentes.
Confira a programação da 2ª Semana do Turismo:
Segunda-feira (17)
9 horas: Visita à Feira e City Tour – Centro Esportivo Zona 5
14 horas: Visita à Feira e City Tour – Centro Esportivo Jardim Catedral
18 horas: Apresentação Cultural – Violinistas
Terça-feira (18)
9 horas: Visita à Feira e City Tour – Centro Esportivo Miosótis
9 horas: Grupo Maringá Seresta
10 horas: Abertura Oficial
14 horas: Oficina recreação SESP (pintura facial e jogos de mesa)
16 horas: Café no Memorial Kimura
16h às 19 horas: Oficina Sebrae – “Melhorando a performasse do atendimento para os clientes do Turismo”- palestrante: Alessandra Serra.
Quarta-feira (19)
9 horas: Visita à Feira e City Tour – Centro Esportivo Jardim Alvorada
9 horas: Oficina Sebrae – “Melhorando a performace do atendimento para os clientes do Turismo” – palestrante: Alessandra Serra.
14 horas: Visita à Feira e City Tour – Centro Esportivo Borba Gato
19 horas: Happy Hour no Parque do Japão (desconto de 10% com cupom retirado na Feira ou na Diretoria de Turismo, localizada no Paço Municipal).
Quinta-feira (20)
7h30 – Café com Turismo – Hotel Internacional – Lançamento do edital “Concurso Artes”.
18h30 – Saída Jardineira Happy Hour Parque do Japão/ av. Tiradentes/ Ponto da Jardineira.
19 horas: Happy Hour no Parque do Japão (desconto de 10% com cupom retirado na Feira ou na Diretoria de Turismo, localizada no Paço Municipal).
21h30 – Retorno Jardineira para av. Tiradentes/Catedral
Sexta-feira (21)
Jardineira para o Parque do Japão – Restaurante aberto
12 horas: Saída para o Pq. do Japão – Av. Tiradentes/Ponto da Jardineira
14 horas: Retorno do Pq. do Japão para Av. Tiradentes/Catedral
Sábado (22)
17 horas: Food Truck no Parque Alfredo Nyffeler
17h30: Saída da Jardineira para o Pq. Alfredo Nyffeler/Av. Tiradentes/Ponto da Jardineira
18 horas: Tercílio Men e Banda no Parque Alfredo Nyffeler
19h30: Retorno da Jardineira para a Av. Tiradentes/Catedral
Fonte: Prefeitura de Maringá