Curso forma guias turísticos nas favelas da Rocinha e Vidigal

Curso forma guias turísticos na Rocinha e Vidigal

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Moradores das favelas da Rocinha e do Vidigal que trabalham com turismo participam, a partir desta quarta-feira (6), de um curso intensivo de formação para guia turístico, com duração de seis meses, no Rio de Janeiro. A iniciativa é do projeto Na Favela Turismo, em parceria com a Escola Técnica de Turismo (CIETH), e selecionou 32 participantes entre mais de 200 candidatos.

Capacitação mira profissionalização no turismo

De acordo com a organização, a formação foi criada como resposta à necessidade de profissionalização de quem já vive o turismo na prática. Entre os alunos estão mototaxistas, condutores informais e jovens em busca da primeira oportunidade no setor.

Teoria, prática e avaliação em situações reais

O curso combina teoria e prática, com visitas técnicas presenciais obrigatórias e viagens avaliativas para medir o desempenho dos alunos em situações reais. O conteúdo inclui técnicas de guiamento, elaboração de roteiros, atendimento ao público, segurança, sustentabilidade e noções de empreendedorismo.

Atuação além das comunidades e possibilidade de negócios

Após a conclusão, os participantes estarão aptos a atuar em roteiros dentro das comunidades e também em outras regiões do Rio de Janeiro, com possibilidade de captar clientes, estruturar experiências e criar negócios no setor.

Alunos e coordenação destacam foco na realidade local

Para o morador da Rocinha Rômulo Santos, o curso “é a chance de profissionalizar meu trabalho no turismo”. Segundo a coordenadora Loureny Lima, o projeto foi pensado sob medida para a realidade local, com foco prático e avaliativo, preparando os alunos para os desafios do mercado. Para o CEO do Na Favela Turismo, Renan Monteiro, o curso simboliza um movimento maior de transformação social.

Fonte: Agência Brasil. Texto reescrito com base na publicação original.

Compartilhe:

WhatsApp
X
Facebook