Estado aprova plano ambiental para áreas estratégicas da RMC

Imagem: AMEP

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) homologou nesta semana a licitação para a elaboração de um Plano de Proteção Ambiental e Reordenamento Territorial (PPART) em quatro Unidades Territoriais de Planejamento da Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é atualizar diretrizes urbanas e ambientais em áreas sensíveis, localizadas em bacias hidrográficas usadas para o abastecimento público de água.

Planejamento e preservação
As UTPs funcionam como zonas de transição entre áreas urbanas consolidadas e regiões de maior proteção ambiental, que sofrem forte pressão por ocupação. Na RMC, cinco UTPs existem desde 1999, mas o novo plano irá abranger Pinhais, Guarituba, Itaqui e Quatro Barras. Campo Magro ficou de fora por já estar inserida na APA do Rio Verde, em revisão própria.

Levantamentos e tecnologia
O PPART prevê estudos de campo com aerolevantamentos a laser (LiDAR), análises da qualidade da água, vazão dos rios e mapeamento detalhado de nascentes e áreas de preservação. As informações vão subsidiar municípios no planejamento urbano e na gestão ambiental.

Contrato e prazo
O trabalho será executado pelo Consórcio PPART 2025, com investimento de R$ 3,63 milhões e prazo de 18 meses, com conclusão prevista até o fim de 2027.

Compartilhe:

WhatsApp
X
Facebook