O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na segunda-feira (24), o título de doutor honoris causa em ciência política, desenvolvimento e cooperação internacional pela Universidade Pedagógica de Maputo, durante sua visita a Moçambique, que celebra 50 anos de relações diplomáticas com o Brasil.
A homenagem reconhece a trajetória de Lula e a contribuição do Brasil para a educação em Moçambique. O reitor da universidade, Jorge Ferrão, ressaltou que mais de 30% do corpo acadêmico de alto escalão de Moçambique se formou em universidades brasileiras, devido a parcerias promovidas durante os mandatos de Lula.
Durante a cerimônia, Lula destacou a importância da educação como investimento e seu papel na luta por justiça social e dignidade alimentar. Ele também mencionou a influência do continente africano na formação da identidade do Brasil e a importância da cooperação internacional baseada em solidariedade.