Os principais terminais aéreos do Paraná registraram 916 mil passageiros em outubro de 2025, alta de 10,7% em relação ao mesmo mês de 2024, segundo dados da Motiva e das prefeituras. O crescimento foi impulsionado pelo aumento de rotas e investimentos no setor turístico estadual.
Crescimento regional
O Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, liderou o movimento com 530 mil embarques e desembarques, seguido por Foz do Iguaçu, com 204 mil. Maringá (77 mil), Londrina (61 mil) e Cascavel (44 mil) também tiveram avanços, destacando o interior na conectividade aérea.
Expansão e novas rotas
Entre janeiro e outubro, mais de 8,5 milhões de passageiros circularam pelos terminais paranaenses. Novas rotas internacionais, como a ligação direta entre Lisboa e Curitiba prevista para 2026 e a nova pista de Foz do Iguaçu, devem ampliar ainda mais o fluxo turístico.