O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará no domingo (9) da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), em Santa Marta, na Colômbia. O evento será uma oportunidade para discutir a presença militar dos Estados Unidos no Caribe e na costa da Venezuela.
Lula, que se reuniu com o presidente dos EUA, Donald Trump, em outubro, informou que se ofereceu como intermediário entre os Estados Unidos e a Venezuela, enfatizando que conflitos na região devem ser resolvidos por meio do diálogo.
A cúpula acontece em meio a tensões no Caribe, onde os EUA têm reforçado suas tropas, alegando combate ao narcotráfico. A reunião reunirá líderes da UE e da Celac, com ênfase na retomada do diálogo birregional e negociações sobre um acordo de livre comércio.