Estudo Avalia Possibilidade de Tarifa Zero no Transporte Público Brasileiro

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta terça-feira (7) um estudo solicitado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para avaliar a viabilidade da tarifa zero no transporte público do Brasil. A informação foi divulgada durante entrevista ao programa ‘Bom Dia, Ministro’, da EBC.

Modelo em Vigor

Atualmente, 136 municípios adotam o transporte gratuito, com algumas capitais, como Brasília e São Paulo, oferecendo gratuidade apenas em domingos e feriados.

Objetivos do Estudo

O estudo buscará entender os custos do setor, os subsídios do poder público, as contribuições das empresas via vale-transporte e os gastos dos usuários. Além disso, serão analisados gargalos e possibilidades tecnológicas.

Atividades em Brasília

Movimentos sociais organizam a Caravana pela Tarifa Zero entre 6 e 10 de outubro, promovendo oficinas e reuniões com parlamentares para discutir alternativas de implantação da gratuidade no transporte público.

Compartilhe:

WhatsApp
X
Facebook