CNH pode ficar até 80% mais barata com nova proposta

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Ministério dos Transportes abriu nesta quinta-feira (2) uma consulta pública para mudar as regras de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O objetivo é reduzir custos e ampliar o acesso ao documento.

O que muda

A principal alteração é o fim da obrigatoriedade de contratar autoescolas. O candidato poderá escolher se prepara-se em um centro de formação de condutores ou com instrutores autônomos credenciados pelos Detrans. Também será dispensada a carga mínima de 20 horas-aula práticas.

Por que agora

Segundo o ministro Renan Filho, o atual modelo é caro e burocrático, deixando milhões de brasileiros sem habilitação. A expectativa é de queda de até 80% no valor da CNH, que hoje pode ultrapassar R$ 3,2 mil.

Como participar

A proposta ficará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil para sugestões da população. Após esse prazo, seguirá para análise do Contran.

Compartilhe:

WhatsApp
X
Facebook