O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um artigo no The New York Times, intitulado “Democracia e Soberania Brasileiras São Inegociáveis”, onde respondeu criticamente a declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre tarifas impostas a produtos brasileiros.
Superávit Comercial
Lula destacou que, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos tiveram um superávit de US$ 410 bilhões com o Brasil e que cerca de 75% das exportações brasileiras para o país são isentas de tarifas.
Defesa da Soberania
O presidente brasileiro reafirmou a importância da soberania nacional e criticou as acusações de Trump sobre a condenação de Jair Bolsonaro. Ele também se posicionou sobre a regulação das grandes empresas de tecnologia.
Amazônia e PIX
Lula mencionou a redução da taxa de desmatamento na Amazônia e a importância do sistema PIX para a inclusão financeira no Brasil.
Relações Brasil-EUA
Por fim, Lula manifestou disposição para negociar tarifas e ressaltou a necessidade de diálogo entre as duas nações, que possuem uma relação de mais de 200 anos.