O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu uma nota de pesar pela morte de Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC), que faleceu aos 92 anos nesta terça-feira (15). O religioso estava sob cuidados domiciliares após longos meses de internação.
Lula destacou a trajetória de Dom Angélico, que dedicou sua vida à solidariedade e ao amor ao próximo. Além de ser amigo pessoal do presidente, Dom Angélico celebrou casamentos e batizados na família de Lula, incluindo seu casamento com Janja da Silva.
O presidente relembrou a parceria ao longo de décadas em momentos significativos da luta pela redemocratização e pela justiça social no Brasil, valorizando os princípios de bondade e ternura que guiaram a vida do bispo.
Dom Angélico nasceu em Saltinho (SP) em 19 de janeiro de 1933 e foi ordenado sacerdote em 1959. Em 1974, tornou-se Bispo Auxiliar de São Paulo.