O comércio varejista paranaense registrou um crescimento de 5,3% no volume de vendas entre janeiro e dezembro de 2024, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (13). O desempenho superou a média nacional, que foi de 4,1%, e colocou o estado à frente de importantes polos comerciais, como São Paulo (1,9%), Minas Gerais (1,9%) e Rio de Janeiro (1,6%).
Além do avanço no volume de vendas, o Paraná também registrou crescimento na receita nominal, com alta de 8,2% ao longo do ano, acima da média nacional de 7,5%.
Destaques por segmento
✔ Móveis e eletrodomésticos: crescimento de 15,2%, o maior índice do Brasil e três vezes maior que a média nacional (4,2%).
✔ Veículos, motocicletas e peças automotivas: alta de 17,9%, terceiro maior índice do país, atrás apenas de Goiás (23%) e Pernambuco (19,5%).
✔ Materiais de construção: aumento de 13,4%, também na terceira posição nacional, atrás de Bahia e Ceará (14,5%).
Comparação mensal
Na comparação entre dezembro de 2024 e dezembro de 2023, o Paraná teve alta de 2,4% no volume de vendas, quase o dobro do crescimento nacional (1,4%).
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) acompanha o comportamento do comércio varejista no Brasil, analisando o volume de vendas e a receita das empresas com 20 ou mais funcionários. Os dados completos podem ser consultados no Sidra, banco de dados do IBGE.