Minha Casa Minha Vida deve ganhar mais 100 mil casas

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (12), uma nova seleção de 100 mil unidades habitacionais dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. O anúncio foi feito pelo ministro das Cidades, Jader Filho, que detalhará as diretrizes em reunião com outros ministérios e prefeitos no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.

Critérios da nova seleção

Segundo Jader Filho, a nova seleção contará com recursos do Orçamento Geral da União e financiamento pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O objetivo é acelerar a entrega das unidades, priorizando prefeituras com projetos mais avançados.

✔ Critério prioritário: Projetos considerados mais maduros terão preferência na seleção.
✔ Facilidade de acesso: O governo pretende flexibilizar o acesso ao FGTS para garantir infraestrutura essencial, como saneamento e mobilidade.
✔ Aceleração do processo: A meta é evitar atrasos e garantir que as unidades sejam construídas rapidamente.

“Quem mora de aluguel, em área de risco ou nas ruas tem pressa. Precisamos agilizar e dar prioridade a projetos que já estejam prontos para virar obra”, afirmou o ministro.

Novos investimentos em infraestrutura

Além das novas unidades habitacionais, o governo também prepara duas seleções específicas para contenção de encostas e drenagem, visando áreas vulneráveis a desastres naturais. Além disso, haverá uma seleção voltada para abastecimento de água rural em regiões afetadas pela seca.

O Minha Casa, Minha Vida segue como um dos principais programas habitacionais do governo, com foco na redução do déficit de moradia e melhoria da qualidade de vida da população.

Compartilhe:

WhatsApp
X
Facebook