Após dias de chuvas intensas, o calor voltou com força ao Paraná neste fim de semana. No domingo (09), seis municípios registraram as maiores temperaturas do ano:
🌡️ Apucarana: 30,8ºC
🌡️ Guarapuava: 30,3ºC
🌡️ Laranjeiras do Sul: 32,7ºC
🌡️ Palmital: 30,6ºC
🌡️ Pinhão: 32,4ºC
🌡️ Santo Antônio da Platina: 33,2ºC
No distrito de Entre Rios (Guarapuava), a temperatura também foi a mais alta de 2025, atingindo 29ºC.
Sensação térmica extrema
A sensação térmica foi ainda mais intensa, principalmente no Oeste do Estado. Algumas cidades tiveram percepção de calor acima dos 45ºC:
🔥 São Miguel do Iguaçu: 34ºC de temperatura, sensação de 46,5ºC
🔥 Guaíra: 37,1ºC de temperatura, sensação de 45,9ºC
🔥 Palotina: 36,1ºC de temperatura, sensação de 42,5ºC
Em Guaraqueçaba, no litoral, já foi registrada sensação térmica de 50ºC em janeiro.
O que é a sensação térmica?
De acordo com o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, a sensação térmica leva em conta a temperatura do ar, umidade e vento.
📌 Quanto maior a temperatura e a umidade relativa do ar, maior a sensação térmica e o desconforto térmico.
📌 No frio, a sensação térmica é menor conforme a velocidade do vento aumenta.
Previsão do tempo
Nesta segunda-feira (10), o sol predominou nos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, mas há chances de chuvas isoladas e fracas nas praias.
🔹 Tarde com temperaturas acima de 30ºC em todo o Estado
🔹 No Oeste, Noroeste e Norte Central, as máximas podem ultrapassar os 36ºC
🔹 Chuvas isoladas e tempestades localizadas podem ocorrer da tarde para a noite
O calor continua forte pelo menos até terça-feira (11).