O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a EPR Litoral Pioneiro assinaram, nesta quarta-feira (29), um contrato de financiamento de R$ 6,38 bilhões para investimentos em rodovias no Paraná. O acordo foi oficializado em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de autoridades do setor de infraestrutura.
Investimentos no PAC e Impacto na Infraestrutura
O projeto integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será financiado da seguinte forma:
✔ R$ 829 milhões – Financiamento direto do BNDES
✔ R$ 5,55 bilhões – Emissão de debêntures para captação de recursos no mercado financeiro
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou a importância do financiamento para o setor rodoviário, apontando que o banco foi responsável por financiar 85% de todos os investimentos em estradas no Brasil. Segundo ele, em 2024, o BNDES aprovou R$ 23 bilhões para o transporte rodoviário, um recorde nos 72 anos de existência da instituição.
“Melhorar a infraestrutura rodoviária significa aumentar a produtividade, reduzir custos de transporte e diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Sem investimentos de longo prazo, não conseguimos avançar nesse setor estratégico para a economia”, afirmou Mercadante.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, também ressaltou o impacto dos investimentos privados:
“O Paraná está captando o maior volume de investimentos para rodovias da sua história: serão R$ 60 bilhões destinados à modernização da infraestrutura e à segurança viária. Isso fortalece a capacidade do estado de exportar sua produção e impulsionar a economia regional”, explicou.
Obras Previstas e Melhorias na Malha Rodoviária
Com os recursos, a EPR Litoral Pioneiro executará uma série de melhorias em rodovias federais e estaduais do Paraná, incluindo:
✔ Duplicação de 350 km de estradas
✔ Construção de 138 km de faixas adicionais
✔ Implantação de 73 km de vias marginais
✔ Novo acesso ao Porto de Paranaguá, essencial para o escoamento da produção agrícola do centro-sul do Brasil
O contrato de concessão da EPR Litoral Pioneiro tem duração de 30 anos, com um total de R$ 16 bilhões em investimentos, sendo:
💰 R$ 10,5 bilhões para expansão e melhorias
💰 R$ 5,5 bilhões para manutenção das estradas
As rodovias beneficiadas incluem trechos das BR-153, BR-277 e BR-369, além de estradas estaduais que atendem 27 municípios paranaenses, incluindo Curitiba.
Redução no Valor do Pedágio
A malha rodoviária concedida conta com quatro praças de pedágio em operação e outras duas em implantação. De acordo com comunicado da Presidência da República, as novas tarifas de pedágio terão redução média de 31% em relação às concessões anteriores, trazendo um alívio para motoristas e transportadores que utilizam essas rodovias.
Infraestrutura Rodoviária e Crescimento Econômico
Os investimentos anunciados visam melhorar o fluxo de veículos, reduzir o tempo de deslocamento e aumentar a capacidade logística do Paraná. Com a modernização das rodovias, o estado fortalece seu papel como um dos principais corredores de exportação do Brasil, beneficiando não apenas a economia paranaense, mas também estados vizinhos.