Nas crianças, os olhos são como janelas para um mundo novo, e é por isso que a visão precisa de muitos cuidados. Além do básico, como evitar sujeira, exposição direta à luz solar, impactos diretos nos olhos e estar atento a possíveis inflamações, pais e responsáveis precisam prestar atenção à nutrição dos olhos.
Isso mesmo! Hoje a OFIC vai falar sobre como uma boa alimentação pode ajudar na saúde dos olhos das crianças.
Antes de mais nada, é bom saber que o desenvolvimento da visão passa por diversas mudanças – e, como todos sabem, quando estamos nessa fase de crescimento, os nutrientes fazem toda a diferença.
À medida que a criança cresce, essas etapas de desenvolvimento acontecem de forma diferente entre as crianças; cada menino ou menina terá um ritmo próprio. Como garantir que a saúde dos olhos esteja perfeita?
O mais importante é consultar um especialista na OFIC para acompanhar todo esse desenvolvimento. A partir desse acompanhamento, uma série de cuidados deve ser adotada pelos pais, mas o básico começa com a alimentação.
A importância de uma dieta bem equilibrada
O corpo em desenvolvimento precisa de nutrientes e vitaminas, incluindo os olhos. Zinco, luteína, ácidos graxos ômega-3 e vitaminas A, C e E são extremamente benéficos para a saúde ocular.
Para referência, aqui estão as principais fontes dos nutrientes que os olhos das crianças precisam para crescerem saudáveis:
- Frutas com vitaminas C e E, como laranjas, morangos e mangas: perfeitas para restaurar tecidos e prevenir infecções.
- Ácidos graxos ômega-3: encontrados em peixes, ajudam a prevenir o chamado olho seco. Além disso, reduzem, no futuro, o risco de problemas mais graves, como catarata.
- Folhas verdes: são a melhor fonte de vitamina A. Espinafre e couve, por exemplo, ajudam no combate ao olho seco e à cegueira noturna.
- Carnes, ovos e sementes, como nozes: são fontes ricas em proteínas.
Dieta saudável ajuda, mas precisa de acompanhamento médico
Não tem como escapar! Mantenha sempre uma dieta balanceada para seus filhos, mas lembre-se de que também é importante realizar consultas periódicas na OFIC. Uma alimentação equilibrada pode ser aliada na prevenção de outros problemas no corpo, como obesidade e hipertensão. Mais do que ajudar os olhos, você estará criando condições que melhoram a qualidade de vida da criança.
Na dúvida sobre o que dar para seus filhos comerem? Siga estas dicas e agende uma consulta na OFIC agora mesmo!