Ratinho Júnior, Alexandre Cury, Deltan Dallagnol, Rafael Greca, Geovani Gionedis, Luizão Goulart e Fernando Giacobo, entre outros nomes, respondem pelas indicações do secretariado do novo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. A eleição de dois turnos forçou uma série de negociações dentro da construção política de Pimentel para vencer a disputa com a até então desconhecida Cristina Graeml. O que resultou no “loteamento” geral da formação do novo time que vai comandar as ações do poder executivo Curitiba a partir de 2025.
A equipe de Pimentel foi formada após longas conversas e resultou numa composição que atende influentes políticos e partidos. O Palácio Iguaçu, de Ratinho Júnior, ficou com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, com Paulo Martins, a secretaria de Administração, com Elisandro Pires, e poderia dizer também q de Educação, já que o indicado – Jean Pierre – é oriundo da equipe estadual e o delegado da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Rafael Ferreira Vianna, que será o novo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito.
Alexandre Cury entra de vez na prefeitura da capital com a indicação de Marcelo Fachinello para a importante secretaria de governo, e nos bastidores tem relação com o futuro secretário de comunicação Marc Souza.
O ex procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, pediu duas secretarias para apoiar Pimentel, a Secretaria de Desenvolvimento Humano e a de Compliance. Para a primeira ele indicou a vereadora Amália Tortato e a segunda ainda não tem nome.
O ex-prefeito Rafael Greca entrou na briga por espaços, conseguiu manter Luiz Fernando Jamur, para a Secretaria de Obras, indicou o secretário da FAS, Renan de Oliveira e manteve Marilze Dias na secretaria do Meio Ambiente. Visto como homem forte das gestões de Greca, Giovane Gionedes também tem influência na nova equipe, com a manutenção do presidente da Urbs Ogeny Maia e da procuradora geral Vanessa Volpi.
O apoio feito no segundo Turno rendeu para Luizão Goulart a secretaria de relações metropolitanas, com a indicação de Thiago Bonagura.
Fernando Giacobo, presidente do PL no Paraná, tem relação com a indicação de José Luiz Velloso, como presidente do Instituto Municipal de Turismo.
O MDB partido que veio na coligação, ficou com a secretaria de Esportes e Lazer, com a indicação do vereador Professor Euler.
E ainda devem ser anunciados na primeira semana de janeiro os sub-prefeitos das dez regionais da capital. Espaços que devem contemplar partidos como o Progressistas de Ricardo Barros, por exemplo.
Eduardo Pimentel terá o desafio de cumprir com importantes compromissos que assumiu na campanha eleitoral e equilibrar um time bastante eclético, que tão logo assumam já começam a olhar as eleições de 2026.