É verão, momento de aproveitar o calor, sol mais intenso, praia, piscina e muitas atividades ao ar livre. Mas nem tudo é alegria, pois no meio da diversão, os olhinhos das crianças estarão mais expostos do que em qualquer outra época do ano — e isso significa problemas.
O que pode acontecer com os olhos das crianças no verão? A OFIC explica!
Problemas mais comuns nos dias de verão para a visão das crianças!:
- Irritação ocular pela exposição ao sol e ao vento.
- Reações a alérgenos e infecções virais ou bacterianas, causadas pelo contágio em áreas lotadas, como parques.
- Traumas e impactos nos olhos em atividades esportivas e brincadeiras.
- Picadas de insetos perto dos olhos.
Como cuidar dos olhos das crianças no verão?
Escolha, com orientação de um oftalmologista, óculos de sol homologados com filtro UV. Isso é essencial, especialmente para crianças com olhos mais claros e sensíveis. Vale usar bonés, chapéus e viseiras para aumentar a proteção contra a radiação solar, principalmente das 11h às 17h, horário de sol mais intenso.
Ah, e evite que olhem diretamente para o sol, mesmo em dias nublados.
Se não proteger os olhos adequadamente, podem surgir problemas no curto prazo (como ceratite, que causa dor, fotofobia e vermelhidão). No longo prazo, os danos podem incluir alterações na retina e lesões degenerativas.
Os olhos das crianças e a água no verão
Na piscina, lago, rio ou praia, óculos de mergulho ou natação são aliados para evitar irritações nos olhos. Lembre-se: olhos irritados podem levar as crianças a esfregá-los, causando infecções ou problemas maiores nas córneas.
Oriente bons hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência e evitar esfregar areia ou poeira nos olhos. Após saírem da água, as crianças podem tocar em sujeira que gruda nas mãos molhadas, aumentando o risco de irritação ocular.
O cloro das piscinas também irritam os olhos, então sempre lave, com água “normal”, os olhinhos das crianças assim que saírem de piscinas!
Olhos das crianças e o ar-condicionado: tem problema?
Sim, pode ter! O ar-condicionado, presente em residências, hotéis, ônibus, carros e aviões, pode causar a síndrome do olho seco, com ardência, sensação de areia nos olhos e desconforto.
- Evite que o ar-condicionado sopre diretamente nos olhos das crianças.
- Use colírios apenas sob recomendação de especialistas da OFIC.
Olhos vermelhos: o que pode ser?
Pode ser uma alergia rápida, mas também é comum que seja conjuntivite, especialmente a viral, que é muito contagiosa. Fique atento à higiene e, caso os olhos fiquem muito irritados, agende uma consulta na OFIC.
Para as crianças aproveitarem bem o verão, fique atento aos cuidados com os olhos. Qualquer dúvida, entre em contato com a OFIC e aproveite os dias de calor!