dezembro laranja

Dezembro Laranja: SBD realiza neste sábado mutirão de atendimento gratuito em todo o país

Neste sábado, 07/12, das 9h às 15h, será realizado um mutirão de atendimento gratuito em todo o país para avaliar lesões suspeitas de câncer de pele. Em Curitiba, foi realizada uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e também serão atendidos pacientes da fila de espera do SUS em cinco locais de atendimento.

O mutirão é uma das ações do Dezembro Laranja, campanha de prevenção e conscientização do câncer de pele organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em 2024, o tema é “Proteger a pele é proteger a saúde”.

Dados no Brasil e no Paraná
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Já a Estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do INCA, revela números surpreendentes. São esperados aproximadamente 220,49 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023-2025.

De acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), no Paraná, de 2023 a 2025, são estimados 9.080 casos de câncer de pele não melanoma e 610 casos de câncer de pele melanoma. Em Curitiba, 1.400 casos de câncer de pele não melanoma e 110 casos de câncer de pele melanoma.

Karina Bittencourt Medeiros, médica dermatologista, membro da SBD e coordenadora estadual da campanha no Paraná, lembra que o objetivo da campanha é continuar alertando a população sobre os perigos do câncer de pele, o mais frequente no Brasil.

“O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, e quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. A conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce é fundamental para que possamos reduzir o número de casos e, principalmente, evitar complicações graves. Quando falamos da pele, falamos do maior órgão do corpo humano. Ou seja, a saúde da pele é parte integral da saúde do corpo, e a proteção deve ser uma prioridade constante”, completa a especialista.

Dia do Atendimento
O dia do atendimento deste ano será realizado no dia 7 de dezembro, das 9h às 15h, em mais de 100 postos espalhados pelo país, e contará com a presença de mais de 2000 dermatologistas voluntários. O mutirão é gratuito.

Confira os locais de atendimento na capital:

:: Hospital da Santa Casa: atenderá no Centro de Especialidades Hauer
Endereço: R. Waldemar Kost, 650 – Hauer
:: Hospital Erasto Gaertner: atenderá no Centro de Especialidades Santa Felicidade
Endereço: Av. Ver. Toaldo Túlio, 2500 – São Braz
:: Hospital de Clínicas (HC): atenderá no Centro de Especialidades Mãe Curitibana
Centro de Especialidades Mãe Curitibana
Endereço: Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco
:: Ambulatório do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná
Av. Frei Rui Guido Depiné, 1115
Jardim Esmeralda – Piraquara
:: Hospital Universitário Evangélico Mackenzie
Endereço: Av. Cândido Hartmann, 510 – Mercês

Lei no Paraná
Em 2016, a Assembleia Legislativa do Paraná, através de uma proposição do deputado Anibelli Neto (MDB), aprovou a lei 18.829/2016, que criou a Campanha Dezembro Laranja. O mês é dedicado à realização de ações preventivas e à conscientização da população sobre ações preventivas e diagnóstico precoce do câncer de pele.

No dia 09/12, às 14h, a vice-presidente da SBD-PR, Dra. Márcia Sacoman, fará o pronunciamento da campanha na ALEP. A transmissão será feita pelo Youtube da Assembleia.

Melanoma, o câncer de pele mais agressivo
Há vários tipos de câncer de pele, entre eles os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. No entanto, o melanoma, que costuma ser o mais raro (cerca de 10% dos casos), é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

Em geral, ele tem a aparência de uma pinta, mas pode mudar de cor, tamanho e formato, e em alguns casos causar sangramento. Quadros avançados podem provocar metástases (espalhamento do tumor para outros órgãos do corpo humano) e levar à morte.

O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

Ambos os tipos são tratados, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O câncer de pele não melanoma é o mais incidente no país, com 220 mil casos novos (31,3%), seguido pelos cânceres de mama, com 74 mil (10,5%); próstata, com 72 mil (10,2%); cólon e reto, com 46 mil (6,5%); pulmão, com 32 mil (4,6%); e estômago, com 21 mil (3,1%) casos novos.

Prevenção
Karina ressalta que as medidas de proteção são fundamentais para diminuir as ocorrências de câncer de pele, e o uso do protetor solar é obrigatório, independente da estação do ano.

“A recomendação é o uso de protetores com FPS igual ou maior que 50, não apenas no rosto, mas em áreas que também ficam expostas como braços, pernas, pescoço e mãos, fazendo a reaplicação a cada 2h. O uso de acessórios como bonés, chapéus de abas largas, óculos de sol e roupas com proteção solar também colaboram na prevenção. E evitar a exposição solar excessiva das 10h às 16h”, acrescenta.

Também é importante consultar um dermatologista regularmente para uma avaliação cuidadosa da pele, com a indicação do produto mais adequado.

“As consultas periódicas com um médico dermatologista são importantes para avaliação, principalmente para quem já teve câncer de pele. O paciente também pode observar a própria pele à procura de pintas ou manchas suspeitas”, finaliza.

Compartilhe:

WhatsApp
X
Facebook