SABORES

Sabores bem diferentes invadem o MON!

Foto: Evandro Fadel/SEAB

A Feira Sabores do Paraná é um evento que está ocorrendo até o dia 1º de dezembro de 2024, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A entrada é gratuita, e o evento reúne dezenas de produtos oriundos da agroindústria familiar do Paraná. Entre os destaques, estão produtos inovadores e com histórias de empreendedorismo, que chamam a atenção por sua originalidade e a dedicação dos produtores locais.

Quais são alguns dos produtos mais exclusivos oferecidos na feira?
A feira traz opções únicas, como o sorvete de frutas nativas, oferecido por Henrique Leite, estudante da Universidade Federal da Fronteira Sul. Ele e sua equipe desenvolvem sabores inusitados como guabiroba, uvaia, araçá e açaí juçara com banana, além de sucos e geleias feitos a partir de frutas nativas que antes eram subutilizadas. O projeto envolve mais de 30 famílias de agricultores rurais de várias cidades do Paraná, com apoio acadêmico e parcerias com a microssorveteria local.

Quem está oferecendo a aguardente de goiaba e qual a história por trás do produto?
Outro destaque é a aguardente de goiaba produzida pela Destilaria G&R, localizada em Carlópolis, no Norte-Pioneiro. Rosana Menegon Longo, seu marido Agostinho e o filho João Tomaso produzem a goiaba há 15 anos e, com a experiência em destilar bebidas, decidiram diversificar a produção com a aguardente. O processo de destilação, que envolve a extração do açúcar da fruta e o pousio nos alambiques, resulta em cerca de 200 garrafinhas mensais. O produto, que já é comercializado em feiras, também entrou para roteiros turísticos da região.

Quais outras histórias de empreendedorismo estão sendo destacadas na feira?
Além da aguardente e do sorvete de frutas nativas, a feira também apresenta o trabalho da Madreselva, uma empresa que cria cosméticos a partir de óleos essenciais e bioativos naturais. Fundada por Almerinda e Carlos Chaves, a Madreselva começou como um projeto de pesquisa na Fundação Tecnológica de Cascavel e, após se especializar na produção de cosméticos, alcançou sucesso no mercado. A empresa usa matérias-primas locais e também colabora com produtores da Amazônia, fornecendo cosméticos naturais que se destacam no mercado.

Outro exemplo é a Lumi Vita, uma empresa de frutas desidratadas criada por Elisangela e Luiz Zaha. Eles começaram a produção de frutas desidratadas em 2022 e, com o crescimento das encomendas, formalizaram a indústria e abriram uma loja em Maringá. O casal ainda cultiva muitas das frutas que utiliza em sua produção, e a empresa tem se expandido com o apoio do IDR-Paraná.

Esses produtos não só são inovadores, mas também carregam histórias de dedicação e empreendedorismo que têm impulsionado a economia local do Paraná.

Compartilhe:

WhatsApp
X
Facebook