Mesmo com o avanço sem precedentes das redes sociais para vendas e relacionamento com clientes, os sites seguem relevantes do ponto de vista digital.
A pesquisa TIC Empresas 2023, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), mostrou que as principais empresas nacionais utilizam o ambiente virtual para suas vendas, sendo 55% via websites e 30% por lojas online. Os setores industrial e de alimentação são os campeões de vendas, com 81% das empresas de cada setor vendendo pela web.
Para continuarem relevantes, os sites precisam se atualizar e seguir tendências, como explica Ediney Giordani, especialista da KAKOI Comunicação:
“Em 2025 vamos testemunhar uma avalanche de sites com design mais limpo, privilegiando espaços em branco e elementos essenciais para atender esses usuários que preferem sites rápidos e mais simples. Aqueles que forem poluídos com muitos elementos não terão tanto destaque”.
Mesmo com detalhes mais minimalistas, Ediney lembra que haverá espaço para elementos que agreguem valor à página, sem exageros ou poluição visual.
“Já temos sites com pequenas animações, como ícones que mudam de cor ou detalhes que se transformam ao passar o mouse. O design manterá o ambiente virtual mais limpo para atrair e reter usuários, sem sobrecarregar o visual”.
Tipografia será diferente em 2025
Outro detalhe que tende a se transformar é a tipografia. Como os sites não serão tão poluídos, haverá mais espaço para fontes grandes, ousadas e criativas.
A responsividade, aliás, deixa de ser uma opção e se torna uma regra para que sites funcionem perfeitamente em qualquer dispositivo. A ideia é garantir a entrega da mensagem de maneira consistente para usuários em tablets, computadores e smartphones:
“Sites que não são responsivos afastam possíveis compradores imediatamente. Isso nos leva ao chamado Dark Mode ou modo escuro, que já é tendência há algum tempo, trazendo mais elegância e reduzindo o cansaço visual de quem passa horas na frente de uma tela” completa Ediney.
Por fim, ele lembra: todo design precisa seguir tendências, sempre alinhado a funcionalidades que façam sentido, como integração com redes sociais e demais elementos que melhorem a experiência do usuário.