A fábrica de bolachas Passarinho fez Engenharia de Serviços e descobriu que precisava abandonar sabores complicados de serem produzidos, como o açaí, que é caro para chegar até a linha de produção e não tinha aderência na sua região. O problema era a variedade de produtos.
Já a fábrica de bolachas Pedregulho também precisa melhorar suas vendas. Então, a solução será a mesma? Não.
Por exemplo, mudar um sabor pelo custo não faria sentido, pois a Pedregulho faz apenas dois sabores, chocolate e baunilha, ambos muito bem aceitos. A solução para aumentar suas vendas pode ser, após análise da Engenharia de Serviços, acrescentar um novo sabor ao seu portfólio.
Percebe que o problema é o mesmo (aumentar as vendas), mas a realidade das duas indústrias é diferente? Por isso, a solução precisa entender o problema, a realidade e criar uma abordagem personalizada.
A Engenharia de Serviços reconhece o que cada fábrica produz, identifica os erros individualmente. Aumentar vendas pode significar ampliar o portfólio ou reduzir produtos, dependendo do caso.
Como encontrar o problema raiz da sua fábrica?
A Engenharia de Serviços é o maior projeto de melhoria de processos internos industriais que qualquer fábrica pode escolher, por uma única razão: a solução vai direto à raiz do problema.
A CWBem vai mostrar como a Engenharia de Serviços identifica as fontes de problemas e gargalos em processos industriais, com a atuação da nossa equipe de especialistas.
Como a engenharia de serviços vai encontrar a raiz do problema na sua empresa?
01 – Identificação de todos os processos internos
Já tentou identificar um problema na sua própria empresa? É complicado, e o resultado nunca será o melhor por uma simples razão: quem está envolvido em um negócio não percebe o que está errado.
A Engenharia de Serviços é executada por profissionais que não estão na operação; e essa é a vantagem. Quem está fora da operação, mas é chamado para analisar, tem algumas vantagens:
- Consegue descobrir os pontos a serem melhorados;
- É capaz de identificar problemas muitas vezes óbvios, mas que se escondem na rotina;
- Faz análises de todos os processos internos.
Essa análise vai revelar muitas coisas:
- Pode ser ineficiência na entrada de insumos?
- Existem oportunidades de melhoria no chão de fábrica que podem ser implementadas rapidamente?
- É possível implementar mudanças no RH com relação aos colaboradores?
- Tem como ajustar os fluxos de trabalho?
- O desperdício de materiais pode ser mitigado?
- O problema pode estar na qualidade dos produtos?
02 – Consultoria e projetos personalizados
Pronto. Com a análise de erros e pontos a serem melhorados — que estão escondidos na rotina da fábrica — podemos seguir com o processo de melhoria através de consultoria e projetos personalizados.
Sim, precisa ser personalizado. Não é como comprar uma camisa, cujo maior problema é encontrar a cor e o tamanho certo. As empresas têm seus problemas que, quando revelados, nenhuma solução “pré-aprovada” conseguirá resolver.
A consultoria vai criar a solução. Como? Entendendo como esses erros atrapalham a produção industrial.
03 – Criar soluções com novas rotinas
Talvez a indústria precise de normas internas diferentes para garantir que detalhes não passem despercebidos pelos gestores: Como está o nível de segurança na produção?
- Como está a qualidade dos produtos?
- Como está o tempo nos processos internos?
A Engenharia de Serviços também oferece um olhar para padrões de comportamento laboral, com foco, possivelmente — dependendo de cada empresa —, em normas regulatórias e padrões internos.
A Engenharia de Serviços abrange muitos detalhes, com objetivos claros de:
- Aumentar a produtividade em processos produtivos;
- Identificar e eliminar problemas na raiz, que podem incluir ineficiência interna, desperdício de materiais e análise de fornecedores confiáveis;
- Redução de custos, claro, após análise detalhada dos processos até encontrar a raiz do problema;
- Busca por melhoria da qualidade dos produtos com identificação de soluções que antes eram invisíveis para quem está na produção.
Como a Engenharia de Serviços prepara projetos para melhorar processos industriais?
Através de várias soluções que são criadas e unidas em um projeto que elimina o problema diretamente na raiz, como:
- Análise dos problemas internos na raiz, onde estão incubados há anos.
- Análise dos processos produtivos.
- Análise da mão de obra.
- Análise de problemas que ainda não foram descobertos.
Com tudo revisado, estudado e analisado nos mínimos detalhes, a Engenharia de Serviços segue para as próximas etapas:
- Criação e desenvolvimento de soluções para todas as causas dos problemas.
- Implementação e teste das soluções, com ajustes quando necessários.
- Avaliação total dos resultados nos primeiros dias.
- Adoção da padronização de processos onde for mais adequado para os processos industriais.
Como é feita a análise de problemas nos processos pela Engenharia de Serviços?
Através do mapeamento dos problemas, que funciona muito bem quando feito com a visão de profissionais externos. Essa é a única forma de entender como uma empresa realmente funciona, partindo dos problemas que, muitas vezes, estão escondidos.
Pode ser falha humana, falha de equipamentos, erro na quantidade ou processo produtivo inadequado: o problema está oculto e a Engenharia de Processos vai descobrir.
Qual é a etapa conclusiva que entrega soluções para problemas de produção?
A solução acontece quando tudo é analisado na raiz do problema. Não adianta tentar resolver um problema que a própria empresa não percebe, no esquema de “apagar incêndios” de forma emergencial para ver se vai dar certo.
Permita que a CWBem descubra a causa dos problemas e entregue a solução definitiva. Problemas se cortam na raiz.