Por que há pessoas procurando emprego e vagas abertas ao mesmo tempo?
Quanto tempo leva para uma vaga de trabalho ser finalizada? Nesse meio tempo, quais sentimentos passam pela cabeça do candidato? Ansiedade, nervosismo e pressa em querer trabalhar são normais, mas cada vaga de emprego tem seu tempo e suas dinâmicas até o fim do processo.
“Cada vaga é diferente. Depende muito do descritivo, das exigências da própria empresa, do volume de candidatos para essa vaga e até mesmo de ponderações do recrutador. Não existe um número mágico, como o famoso ‘em dois dias entraremos em contato’. Isso não acontece porque estamos lidando com várias situações e circunstâncias simultaneamente”, explica Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.
Quanto tempo leva para preencher uma vaga de emprego?
A especialista lembra que o recrutador é responsável por uma parte do processo seletivo com diversas pessoas que desejam o mesmo objetivo. Portanto, entre ser chamado para uma entrevista e a conclusão do processo, há muitos detalhes e passos a serem analisados.
“Cada vaga tem um cronograma, com diversos passos e etapas mais ou menos avançadas. Para reduzir a ansiedade, o candidato pode perguntar uma estimativa de tempo, não uma data certa, até porque essa data não existe de fato.”
Uma única vaga pode levar semanas para ser preenchida, enquanto uma oportunidade com mais de 40 vagas pode ser finalizada em apenas alguns dias. Tudo vai depender das habilidades solicitadas pela empresa, do volume de candidatos que a oportunidade atraiu e do tempo de análise dos recrutadores.
“Quando uma fábrica abre vagas para operador de empilhadeira, nem sempre os candidatos possuem o treinamento adequado específico ou a experiência solicitada. Após a averiguação das informações, o processo ainda precisa evoluir para entrevistas, testes de perfil comportamental e entrevista final com algum gestor da empresa”.
Por que nem todas as vagas criadas são preenchidas?
Muitas vagas abertas não são preenchidas por um simples motivo: nem sempre os candidatos atendem todos os requisitos para a oportunidade, ou se candidatam para as oportunidades sem as competências necessárias, muitas vezes uma mesma oportunidade fica meses aberta:
“São inúmeros currículos analisados diariamente, incluindo conhecimento técnico dos candidatos, habilidades específicas para a função e qualquer outra solicitação, como avaliação de proficiência em um segundo idioma. Essas vagas, bem detalhadas e específicas, recebem muitos candidatos e levam mais tempo para serem preenchidas”, finaliza.