primavera

Poeira, pólen e calor: os perigos da primavera para os olhos de seus filhos!

Na primavera, as temperaturas castigam algumas regiões do Brasil e trazem problemas para a saúde. Mas engana-se quem pensa que esses problemas são apenas de ordem respiratória: desidratação, hipertermia e alergia ao pólen são ameaças à saúde, assim como à visão – principalmente de crianças. É sobre isso que a OFIC vai tratar neste texto!

Por que a primavera pode ser perigosa para os olhos das crianças?

Calor extremo e baixa umidade criam todas as condições para a acumulação de partículas suspensas no ar. Poeira, poluição e diversos alérgenos podem intensificar alergias, inclusive as conjuntivites alérgicas, afetando até mesmo crianças que nunca apresentaram histórico alérgico.

É verdade que a primavera desempenha um papel crucial nesse cenário, com a concentração elevada de pólen, mas tanto pólen quanto poeira são comuns quando o ar está mais seco. Em crianças alérgicas, isso desencadeará respostas exageradas do sistema imunológico.

Quais são os principais sintomas nos olhos das crianças durante a primavera?

Além do risco de alergias oculares, a onda de calor e o ar seco também podem provocar sintomas, como o famoso “olho seco” nos pequeninos. Há perigo também em ambientes climatizados, seja com ar-condicionado ou ventiladores, que deixam o ar ainda mais seco. Ah, e atenção com piscinas com cloro e o sal do mar por tempos prolongados, pois aumentam os problemas ao agravar alguns sintomas, como coceira e vermelhidão.

Como evitar os problemas oculares durante a primavera?

A OFIC tem algumas dicas para evitar esses inconvenientes!

  • Mantenha ambientes limpos e arejados, removendo poeira acumulada em brinquedos, tapetes, cortinas e nas roupas de cama.
  • Use e abuse de umidificadores para manter o ar com boa qualidade.
  • Atenção com ambientes climatizados. Ventiladores e o ar-condicionado podem deixar o olho muito seco – daí a importância dos umidificadores.
  • Na praia e em piscinas, use óculos de natação para proteger os olhos contra cloro, água salgada e os indesejáveis e perigosos micro-organismos.
  • Não deixe seu filho ao ar livre nos horários de pico. A poluição pode irritar seus olhos.
  • Óculos de sol? Use os oficiais, com proteção UVA/UVB.

Prevenção é sempre o melhor remédio!

Mas a melhor dica sempre será a prevenção, por isso agende uma consulta na OFIC para ter aquele diagnóstico preciso. Quem sabe o uso de colírios pode ajudar contra o olho ressecado, não é mesmo? Mas nada de se automedicar.

E lembre-se: se a coceira, a irritação e a vermelhidão não passarem naturalmente, procure ajuda rapidamente! Pode ser que seus filhos precisem de algum medicamento antialérgico ou anti-inflamatório.

Primavera e olhos das crianças: Atenção redobrada!

Primavera e olhos das crianças formam uma combinação que precisa de atenção! Envie um WhatsApp agora e marque agora mesmo sua consulta.

 

Compartilhe:

WhatsApp
X
Facebook