clinicas veterinárias

Clínicas veterinárias municipais nas regionais de Curitiba? Será?

A Prefeitura de Curitiba poderá firmar parceria com universidades e faculdades de Medicina Veterinária para a instalação de clínicas veterinárias públicas em dez endereços espalhados pela capital. A medida está prevista em um projeto de lei protocolado neste mês na Câmara de Vereadores. O intuito da proposta é atender a demanda das famílias de baixa renda, contribuir com o controle populacional de animais por meio de programas de castração e prevenir zoonoses.

Como vão funcionar  essas clínicas veterinárias?

A ideia é que esses espaços sejam implantados nas dez administrações regionais: Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade e Tatuquara. Pelo projeto de lei, nestas clínicas públicas, os animais domésticos terão acesso gratuito a exames, consultas, castração, cirurgias e acompanhamento médico veterinário em geral.

Ainda segundo o texto, a administração municipal estará autorizada a firmar parcerias com universidades, faculdades e centros de formação, para que os estudantes de Medicina Veterinária possam realizar estágio curricular obrigatório e supervisionado nessas clínicas. Os universitários deverão ser supervisionados por profissionais devidamente habilitados e registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

“O acesso a cuidados veterinários é essencial para garantir o bem-estar dos animais e prevenir a disseminação de doenças zoonóticas, que podem afetar diretamente a saúde pública. Além disso, ao firmar parcerias com universidades e faculdades de Medicina Veterinária, a iniciativa possibilita que estudantes em formação possam estagiar nessas clínicas, aprimorando suas habilidades práticas sob supervisão profissional, ao mesmo tempo em que oferecem um serviço de alta qualidade à população”, diz a justificativa do projeto.

Quando issoi pode acontecer?
Se a proposta for aprovada pela CMC e sancionada em lei, caberá à Prefeitura de Curitiba a regulamentação, inclusive no que diz respeito aos critérios de atendimento, a estrutura física das clínicas e a operacionalização das parcerias com instituições de ensino (005.00134.2024). “A criação dessas clínicas representará um avanço significativo na proteção e cuidado dos animais no município, assegurando que todos os cidadãos, independentemente de sua condição financeira, tenham acesso a serviços veterinários essenciais”, finaliza o autor da iniciativa, Ezequias Barros (PRD).

Foto: Reprodução
#clinicasveterinárias #curitiba #pets

Compartilhe:

WhatsApp
X
Facebook