Mineração com RTLS: soluções tecnológicas resolvem gargalos históricos

Ao redor do mundo, as mineradoras descobriram que o sistema de localização em tempo real (RTLS) pode melhorar processos críticos da produção. No Chile, país famoso pelas inúmeras minas de cobre, a Mineradora Antucoya, braço importante da Antofagasta Minerals, considerado o maior grupo privado de mineração, é um exemplo.

Como é a implementação do sistema RTLS nas minerações?

Ao implementar o sistema de monitoramento em tempo real RTLS em uma das suas etapas mais críticas, quando máquinas e funcionários operam a céu aberto, os ganhos foram sentidos imediatamente:

“No momento em que o material extraído chegava para fora da mina, conhecida como ‘última milha’, as ordens de serviço e demais orientações aconteciam de maneira deficitária, manualmente. Foi assim por anos. Tudo ocorria no campo visual, portanto, muitos documentos e ordens de serviço se perdiam, dificultando o controle do que estava sendo produzido” explica Marcelo Lonzetti, diretor da ztrax e especialista em tecnologia RTLS.

Como funciona a digitalização e o monitoramento em tempo real?

A solução encontrada foi a digitalização desta última milha, criando um painel de produtividade. Para construir essa base de dados em tempo real, era fundamental reunir informações sobre a posição de máquinas, equipamentos, ferramentas e até mesmo das equipes de colaboradores:

“O problema foi resolvido quando todos os ativos passaram a ser rastreados para fornecer informações sobre onde estavam equipamentos, veículos pesados e leves, e as equipes de trabalho. Tudo passou a ser monitorado, marcado e rastreado em tempo real, tanto dentro quanto fora das instalações, criando zonas digitais”.

Quais os resultados da implementação do RTLS?

Ao digitalizar e acompanhar em tempo real o que chegava, os gestores perceberam que apenas o fato de eliminar o uso de papel e criar protocolos em tempo real, baseados em informações imediatas, resultou em uma economia diária de uma hora, no quadro geral.

A produtividade começou a aumentar em 14% para um turno de 7 horas, impactando, inclusive, problemas periféricos como custos de manutenção e reparo, que foram reduzidos em 18%:

“O RTLS é eficiente também quando aplicado em algum setor específico. Muitas vezes, o problema está em uma determinada etapa apenas, e, se essa tecnologia é bem aplicada, o resultado elimina gargalos onde eles mais ocorrem” conclui Marcelo.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.