Olhos no inverno: como as variações de temperatura criam problemas para os olhos das crianças em casa?

O inverno de Curitiba é uma gangorra. Um dia estamos com 1 grau logo cedo para, em menos de 24 horas, o sol aparecer rachando 30 graus no meio da tarde. É difícil manter a saúde nesses dias, principalmente nas crianças, que sofrem muito.

O frio traz gripe, resfriado, sinusite e, claro, problemas nos olhos, nosso tema de hoje aqui na OFIC!

Impactos do Frio na Saúde Ocular Infantil

Vamos listar como esses dias de frio alternados impactam os olhos das crianças:

1. Alergias Oculares

Quando esfria, é normal fecharmos as portas e janelas de casa para o frio não entrar – e esse é um erro. Ambiente fechado pode acelerar a disseminação de ácaros, pólen, fumaça (inclusive do fogão) e poeira, que entram e não conseguem sair. O ideal é deixar o ambiente ventilado, uma janela meio aberta e manter o local limpo ajuda muito – aliás, se for varrer a casa, prefira passar um pano molhado para evitar que a poeira suba e se deposite nos móveis.

As alergias nos olhos se manifestam com olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento e sensações nada agradáveis como ardência e aquela sensação de que há areia nos olhos.

2. Conjuntivites

Os sintomas são bem parecidos, mas as causas podem ser outras: vírus e bactérias, e também podem ser de origem alérgica.

No caso da conjuntivite alérgica, que não é contagiosa, o organismo da criança está respondendo pelo sistema imunológico, de forma exagerada, aos elementos alérgicos. Já as conjuntivites virais e bacterianas, estas sim contagiosas, acontecem quando há contato do olho com secreções ou com outra pessoa que já está contaminada.

Se aparecer inflamação nos olhos, vermelhidão, coceira e lacrimejamento, pode ser conjuntivite. Sim, os sintomas são parecidos com as alergias; por isso, é preciso visitar a OFIC para descobrir o que está acontecendo.

3. Síndrome do Olho Seco

De novo o clima agitando os olhos das crianças, mas aqui acontece a diminuição da produção de lágrimas. O “olho seco” tem como sintomas ardência, sensação de areia nos olhos, irritação, dificuldade para ficar em ambientes com ar-condicionado, reclamações de visão embaçada e, claro, aquela sensação de que os olhos estão bem secos.

Nem tente comprar colírio na farmácia sem saber o que está acontecendo: marque uma consulta na OFIC para saber qual é o problema verdadeiro.

Dicas de Prevenção e Cuidados

  • Troque as roupas de cama e cobertores sempre que puder, mas limpe antes e deixe arejando um pouco antes de usar. Tudo estava no armário, então vai ter ácaros.
  • Limpe a casa sempre que puder, evitando levantar poeira. Um pano molhado, como já falamos antes, evita que a poeira se levante.
  • Compre um aparelho para umidificar o ambiente. O frio pode ser bem seco, algumas vezes.

Não fique na dúvida: agende sua consulta com a OFIC!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.