Idosos usando mais internet pelos smartphones: o que seu negócio precisa fazer?
Idosos têm muita dificuldade em usar smartphone ou tecnologia? Essa informação pode te surpreender: 66% das pessoas com 60 anos ou mais acessaram a internet em 2023 pelo celular, o que representa cerca de 22,5 milhões de idosos. Para se ter uma ideia, em 2016, menos de um em cada quatro idosos utilizava celular para acessar a internet, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE. Naquela época, apenas 24,7% desse público acessava a web via celular.
A Evolução do Uso da Internet pelos Idosos
Ediney Giordani, especialista da KAKOI Comunicação, destaca que, no final dos anos 90, a maioria dos usuários de internet era formada por jovens, e os smartphones ainda não existiam. No entanto, à medida que esse mesmo público cresceu com a internet, era esperado que o perfil etário mudasse:
“Podemos incluir nessa conta a popularização dos aparelhos móveis e planos de internet mais acessíveis. Com um público dessa proporção, as redes sociais das empresas precisam ter uma linguagem que realmente converse com esse público mais maduro”.
Facebook Ainda é Relevante para o Público 60+
Sim, o Facebook ainda tem grande relevância. Uma pesquisa da Trends Group Inc. revelou que, em 2018, 11% dos usuários da rede social tinham mais de 60 anos. Esse percentual saltou para 67% em 2022, ano em que a pesquisa foi realizada.
Ediney Giordani reforça a importância de as empresas focarem nas redes sociais que estão alinhadas ao seu público:
“As empresas precisam dar maior ênfase às redes sociais que estão alinhadas ao seu público, mas lembre-se de que seus seguidores podem interagir em uma rede e compartilhar em outra. Por exemplo, 31,3% das pessoas com mais de 60 anos permanecem online até 10 horas todos os dias. Por isso, planejar cada ação, cada postagem, é importante para manter esse público interagindo constantemente.”
Estratégias de Marketing para Conectar-se com Idosos nas Redes Sociais
Com tantas redes sociais em um único aparelho, é fácil para alguém alternar entre WhatsApp, TikTok, Facebook e Instagram. Ediney oferece uma dica valiosa para gerenciar todas essas plataformas:
“Dentre as estratégias mais eficientes, vale a pena seguir um calendário com datas especiais, criar promoções temáticas e saber utilizar conteúdos que conversem com seu público. Há momentos em que o meme faz sentido, outros em que um tom mais informativo é necessário. O importante é manter tudo organizado e sincronizado.”
Além disso, é fundamental usar elementos visuais como GIFs, memes, imagens, fotos reais, carrosséis e vídeos para captar a atenção desse público. Porém, nunca caia na armadilha de “postar e sair correndo”:
“Haverá comentários, então monitore, interaja, responda em menos de 24 horas, mande aquele “like” nas respostas e, mais importante, crie filtros e diretrizes para remover postagens ofensivas. Uma mensagem abandonada é a deixa para uma pessoa deixar de seguir e interagir com o seu perfil”, completa Ediney.