TECPAR com novidades em seus laborarórios
O complexo laboratorial do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está passando por um processo de modernização, que inclui a aquisição de novos equipamentos que visam aumentar a eficiência, precisão e agilidade nas análises de materiais. Essa atualização tem como objetivo aprimorar os ensaios direcionados à indústria farmacêutica e expandir a atuação do instituto, visando novos mercados relacionados à avaliação de materiais para sinalização viária.
O investimento totaliza R$ 341 mil, provenientes do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, sob a administração da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Esse valor faz parte da destinação de recursos do governo estadual para fortalecer projetos e programas estratégicos em 2024.
Novos equipamentos
Entre os novos equipamentos, destaca-se o espectrofotômetro UV-VIS, que se diferencia por contar com uma esfera de integração acoplada, permitindo a realização de ensaios inovadores no setor farmacêutico. Importado do Japão, esse aparelho é equipado com um software avançado e tecnologia de ponta, sendo que apenas três fornecedores no mundo oferecem essa tecnologia, que é fabricada sob demanda.
Conforme explica Cyntia Soave, química e técnica em desenvolvimento tecnológico do Tecpar, o instituto se torna o único laboratório público no estado a fornecer esse serviço, abrindo um novo campo de potencial e pesquisa. Além da esfera de integração, o equipamento possui acessórios que possibilitam análises de filmes plásticos e materiais em pó, permitindo a atuação em diversas áreas, como farmacêutica, alimentícia e sinalização viária.
Além disso, o Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar já realiza análises de vidro grau farmacêutico, mas com o novo espectrofotômetro, será capaz de implementar o ensaio de transmissão em vidro, atendendo à crescente demanda da indústria farmacêutica. Esse novo nível de precisão permite atender às necessidades de proteção dos medicamentos contra a luz, prevenindo sua fotooxidação.
O segundo equipamento adquirido é o espectrofotômetro portátil MiniScan, conhecido como medidor de cor, que será utilizado para avaliar tintas de sinalização viária. Reconhecido internacionalmente pela sua precisão, o MiniScan analisa a composição de cores de tintas utilizadas em veículos, placas e cones, desde que a amostra apresente uma área plana.
A inclusão deste medidor ao portfólio do Tecpar também permite a possibilidade de credenciamento junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para que o instituto se torne um dos laboratórios habilitados na avaliação de placas de trânsito padrão Mercosul. As normas do Mercosul exigem que avaliações de placas sejam feitas utilizando esse equipamento específico, o que coloca o Tecpar entre os poucos laboratórios no Brasil com essa capacidade.
Foto: Hedeson Alves/Tecpar
#tecpar #tecnologia #paraná