X, antigo Twitter, vai sair do Brasil?

O Twitter faz tempinho mudou de nome e abandonou o passarinho azul, mas parece que esse novo passarinho está abrindo asas e querendo voar para longe do Brasil. Será mesmo? A notícia chegou de surpresa no último sábado, 17 de agosto, quando Elon Musk anunciou que vai fechar as portas do escritório brasileiro do X.

E agora? Vamos perder a histórica rede social? Como ficam suas contas e das suas empresas? Calma, calabreso! A KAKOI Comunicação vai explicar tudo…

O que aconteceu de fato?

O X lançou um comunicado bem dramático, com Musk afirmando que a culpa é do Xandão! Isso mesmo, o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Na nota, fica claro que Musk não tem dúvidas de que o juiz brasileiro quer levar o representante legal do X para a cadeia caso a empresa não obedeça às ordens do tribunal brasileiro. E quando entra política na equação, o jogo fica complicado.

Musk ressaltou que a equipe brasileira que trabalha para o X não teve culpa, mas a decisão parece ser irreversível. Hum… será?

Minha conta está sob risco?


Não é bem assim. O X vai continuar no ar – o que muda é que seus colaboradores no Brasil deixarão de existir. E olha que já tivemos uma redução de 100 para 40 colaboradores recentemente.

Com a saída do escritório oficial, a moderação da rede social pode se tornar um problema. Convenhamos que a última coisa que Musk deseja no X é moderação desde que comprou a rede social, então ainda não se sabe como essa questão será resolvida. Provavelmente, será feita por outras equipes, talvez nos Estados Unidos? Quem sabe…

O que dizem por aí?
As informações estão desencontradas, mas a decisão levanta alguns pontos a serem considerados:

  • Não se preocupe: o X da sua empresa não vai deixar de funcionar em nosso território;
  • Muitos acreditam que a saída do escritório do antigo Twitter pode abrir um debate sobre privacidade, censura, limitações e controle de informações no Brasil. Vamos aguardar! 

A trajetória meteórica do Twitter

Agora que sabemos que o X está com novos planos, vale lembrar sua trajetória, evolução e algumas boas práticas para colocar em andamento.

O (então) Twitter nasceu em 2006 pelas mãos de Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Williams. Era para ser uma rede social com mensagens curtinhas, mas foi ganhando mais relevância e caindo no gosto popular, principalmente de órgãos governamentais para divulgar informações relevantes.

Antigamente, eram permitidos apenas 140 caracteres por tweet. Incrivelmente pouco, não é? Mas, no ano seguinte, o limite foi aumentado para 280 caracteres, ainda mantendo o conceito de algo rápido.

Em dois anos, o Twitter chegou a todos os cantos do planeta, se tornando o queridinho de artistas e celebridades, por trazer sempre algo importante em tempo real.

As coisas foram em seu fluxo até Musk comprou o Twitter e mudou tudo em 2022 e chegamos nesse impasse de agora no Brasil

Quais os recursos do Twitter, hoje X?

  1. Tuítes – As mensagens curtas que mencionamos, podendo ser publicadas com imagens, vídeos e até links encurtados.
  2. Retuítes – As RTs aconteciam quando alguém encaminhava uma “tuitada” para seus seguidores. Disseminação total da informação.
  3. Curtidas – Gostou do que viu? Bastava clicar naquele coraçãozinho para marcar.
  4. Hashtags – As marcações que mudaram o mundo das redes sociais. O texto falava sobre vacina? Bastava colocar #vacina #saude ou qualquer outra marcação com o símbolo de jogo da velha (#).
  5. Mensagens Diretas – Quer falar com os administradores da conta que publicou algo? Mande uma mensagem direta pela DM. Comunicação total.
  6. Menções – Se uma pessoa falava algo sobre um artista e queria chamar a atenção por essa razão, bastava colocar o @ e o nome de quem queria que visse a mensagem.

Boas práticas no X

A ideia é sempre ganhar curtidas e engajamento para ter uma relevância boa na internet e conquistar autoridade. É um bom caminho para obter a chamada prova social.

Crie conteúdo relevante, atualizado e engajado! Claro, é uma mensagem curta, então a ordem do dia é produzir mensagens objetivas e claras, com hashtags em alta e publicações nos horários corretos. Se tiver imagens e vídeos, melhor ainda.

É isso, gente. Não abandone o Twitter e faça do X uma fonte de informação relevante. Em meio a esse turbilhão de acusações e ameaças de “deixar o Brasil”, uma coisa é certa: sua empresa não vai perder o X.

Trate suas redes sociais com profissionalismo. Fale com a KAKOI!

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