Código Paranaense do Consumidor

PIX para contas atrasadas e caixas eletrônicos adaptados: olha o novo Código Paranaense do Consumidor!

Não vai demorar para que a Assembleia Legislativa do Paraná aprove o novo Código Paranaense do Consumidor para proteger ainda mais os consumidores no Paraná. Mas o que vai acontecer? Vamos nessa:

  1. Empréstimos para Idosos
    • Exigência de assinatura física nos contratos de empréstimos bancários para pessoas com mais de 60 anos.
    • Reembolso em dobro se o consumidor pagar parcelas de empréstimos não contratados.
  2. Acessibilidade em Caixas Eletrônicos
    • Adequação dos caixas eletrônicos para atender Pessoas com Deficiência.
  3. Regulamentação de Aplicativos de Transporte
    • Tempo máximo de 1 minuto para cancelar corridas; após isso, poderá haver multa.
    • Proibição de cobrança por ar-condicionado ou tamanho de bagagens sem informação prévia.
  4. Medicamentos de Uso Contínuo
    • Obrigatoriedade de produção de embalagens com 30 comprimidos.
  5. Transparência na Venda de Veículos
    • Concessionárias deverão informar se o veículo foi batido, procedente de enchentes, leilão ou recall.
  6. Consumo em Cinemas
    • Proibição de impedir a entrada de comidas e bebidas de fora das salas de exibição.
  7. Disponibilidade de Água em Shows
    • Organizadores devem oferecer água potável gratuitamente em eventos em ambientes quentes.
  8. Pagamento de Contas Atrasadas
    • Possibilidade de pagar contas atrasadas (água e luz) via PIX antes da suspensão do serviço.
  9. Padronização de Multas em Instituições de Ensino
    • As multas por cancelamento de matrícula ou rescisão de contrato devem ser padronizadas.
  10. Unificação de Multas por Descumprimento
    • Unificação das multas impostas por violação do Código de Defesa do Consumidor.
  11. Serviços de Saúde e Nome Sujo
    • Impedimento de recusa de atendimento médico a pessoas com nome em serviços de negativação.
    • Empresas devem notificar consumidores inadimplentes 30 dias após vencimento da dívida.
  12. Notificação em Serviços Médicos Privados
    • Notificação antecipada sobre descredenciamento ou substituição de hospitais e profissionais de saúde.
  13. Pagamentos por Aproximação
    • Ressarcimento para compras efetuadas por cartão de aproximação sem senha, realizadas sem autorização do consumidor.
  14. E as cmpras on-line

    Sites que vendem itens de outras empresas são responsáveis por problemas do produto sim;

  15. Consórcios

    Quem for contemplado não pode ter o valor da carta negado por uma análise de crédito negativa. As administradoras de consórcios precisam fazer essa análise ANTES de contratar o serviço.

Foto: Divulgação
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