Qual a melhor forma de contar no trabalho que recebeu uma nova proposta de emprego?
Um belo dia, chega uma mensagem no LinkedIn sobre uma nova oportunidade de emprego. Tudo parece um sonho: o salário é melhor, há mais benefícios e o horário é flexível. Após ponderar sobre o assunto, a pessoa que recebeu tal proposta cogita aceitar o novo desafio, mas será que valerá a pena? Como fazer para avisar sobre a nova proposta de trabalho no emprego atual?
Como informar em seu emprego atual sobre uma nova proposta de trabalho?
Para Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, é normal que muitas pessoas se sintam desconfortáveis para falar com seus atuais superiores sobre uma nova proposta, até para não fecharem as portas onde estão trabalhando:
“Sempre que isso acontecer, o melhor é informar seu superior com profissionalismo, marcando uma reunião privada. Neste dia, é importante falar claramente sobre o que foi proposto. A melhor atitude do colaborador é manter uma imagem profissional até o último minuto. Nesta reunião, por exemplo, vale explicar todos os pontos que chamaram a atenção na nova proposta e ser sincero”.
Como quebrar o gelo na reunião
Karina lembra que a melhor forma de quebrar o gelo é começar a reunião agradecendo todas as oportunidades recebidas, não em tom de despedida, mas no sentido de agradecimento pelas experiências adquiridas e contatos feitos ao longo de sua jornada na empresa:
“Esse não é o momento para críticas e nem reclamações, ainda que as tenha, mas sim de evidenciar todos os aspectos positivos e experiências vivenciadas. Lembre-se que o seu gestor atual pode te encontrar em outra oportunidade. Até mesmo a empresa que você está deixando poder te contratar no futuro, portanto manter as portas abertas é uma boa atitude.”
Como lidar com uma contra proposta
Dependendo do desempenho e talento, a empresa pode fazer uma contraproposta para tentar manter o funcionário. Neste momento, Karina ressalta que o melhor caminho é analisar a proposta com mais cuidado antes de tomar qualquer decisão:
“Agradeça sempre, diga que vai refletir sobre o assunto e marque um dia para dar a resposta. O importante é escolher bem e não fazer leilão, ou seja, ficar levando as propostas entre as empresas para ver se alguém melhora algum ponto.”
Como manter o profissionalismo ao sair da empresa atual
Caso a decisão seja pela mudança, o ideal é ser profissional com sua ex-atual empresa. Ajudar na transição, repassar tarefas e explicar ou treinar quem for te substituir, caso seja solicitado, é uma atitude profissional e madura:
“Este é o momento de não deixar um clima negativo. Ofereça-se para treinar um substituto, se necessário. Mudar de emprego não é fechar as portas” conclui Karina.