Muitas pessoas vivem de aluguel no Brasil. Somente em Curitiba, 25% da população mora em casas ou apartamentos alugados, como indicam os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representando 492 mil pessoas. O levantamento mostra um crescimento que supera 30% em relação ao último levantamento de 2016, quando o número de residências alugadas era de 148 mil. Hoje, a capital paranaense conta com 730 mil domicílios, porém o número de casas próprias caiu para 481 mil, abrangendo 65,9% do total de imóveis.
É Melhor Morar de Aluguel ou Financiar Minha Casa Própria em Curitiba?
Por mais que o aluguel seja uma realidade para muitas pessoas, existem inúmeras desvantagens que precisamos considerar antes de tomar esta decisão. Falta de estabilidade, falta de controle financeiro e insegurança são algumas das péssimas ideias de se morar de aluguel.
Como a Falta de Estabilidade e Controle Financeiro Afeta Quem Mora de Aluguel?
Essa é a principal desvantagem de morar pagando aluguel: falta de estabilidade e de controle financeiro. Lembre-se que o valor dos aluguéis sempre cresce em determinados períodos, geralmente uma vez por ano, e isso dificulta planejar gastos a longo prazo. Mais grave ainda: os proprietários e as imobiliárias têm o poder de decidir se desejam renovar seu contrato de locação ou cancelá-lo por algum motivo, forçando mudanças a qualquer momento, inclusive sem aviso.
Como os Donos de Casas e Apartamentos Ganham com Imóveis Alugados?
Pela recorrência. Os proprietários de imóveis desfrutam desta estabilidade financeira garantida por contrato, pois os pagamentos da prestação tendem a ser mais previsíveis e, em muitos casos, vão diminuindo com o passar dos anos. Vale apontar que qualquer propriedade traz controle sobre a moradia e os proprietários podem mudar o que for necessário.
LEIA TAMBÉM
Morar de aluguel é uma boa ideia? Para quem é proprietário do imóvel é ótimo
Guia completo sobre juros de obra em 2024: o que você precisa saber antes de investir em imóveis na planta
Como Morar Pagando Aluguel Impacta ou Impede que Eu Tenha Minha Casa Própria?
Quem é inquilino está pagando para morar em um espaço que não é dele, ou seja, sem acumular patrimônio a longo prazo. O valor gasto não contribui para a construção de um ativo financeiro que será uma garantia de estabilidade residencial no futuro. Acumular patrimônio resultará em uma propriedade que tende a se valorizar com o investimento para vendas futuras.
Como as Restrições e Limitações do Aluguel Dificultam Minha Qualidade de Vida?
Justamente pelas restrições e limitações do que pode ser feito no imóvel alugado. Desde a proibição de pets até mudar uma parede, a comodidade do imóvel alugado é muito limitada. Mais que restrições em reformas e decorações, entram nessa conta os gastos com melhorias e manutenção que passam a ser encarados como prejuízo para quem mora de aluguel. Viver em um espaço que não é seu limita sua liberdade e flexibilidade.
Quando é Melhor Financiar Minha Casa ao Invés de Alugar?
Quem continua em dúvida entre morar de aluguel e entrar em um financiamento, vale responder algumas perguntas:
-
- O imóvel escolhido para financiar atende ao que a sua família deseja? É perto do seu trabalho, faculdade, escola e outros pontos de interesse?
- A parcela cabe no bolso da família? Quanto as parcelas e custos extras, como condomínio, mudança e reformas, por exemplo, vão impactar na sua renda e na dos familiares envolvidos no pagamento do financiamento? A recomendação da AXAR Incorporadora é não comprometer mais do que 30% da receita mensal nessas prestações.
- A qualidade de moradia no imóvel atende ao seu estilo de vida? O imóvel traz a possibilidade de liberdade para modificações?
- O bairro ou a região do imóvel em questão está se valorizando? No futuro, a venda será algo benéfico do ponto de vista de investimento?
Se você ainda tem dúvidas entre morar de aluguel ou fazer um financiamento para sua casa própria em Curitiba, a AXAR Incorporadora tem a resposta: invista no seu patrimônio e saia do aluguel.