Engenharia de Serviços acaba com desperdícios em todas as etapas do processo industrial

Antes de começar a falar sobre este assunto, é interessante diferenciar o que é perda e o que é desperdício.

Perda

Na indústria, a perda é tudo aquilo que precisa ser descartado por algum erro na produção. Na indústria de alimentos, a perda pode ser, por exemplo, quando uma matéria-prima está contaminada e prejudica um lote inteiro de alimento processado. Em uma indústria de celulose, pode ser um papel confeccionado com pigmento errado. Essa perda envolve gastos que se prenderam na produção, horas de trabalho dos colaboradores e descarte do material que, muitas vezes, pode ser reciclado dependendo da situação.

Desperdício

É tudo aquilo que se perde na produção por algum motivo ignorado, mas não afeta a qualidade do produto. No setor agrícola, o desperdício pode acontecer quando muitos grãos de soja se perdem durante o processo, por exemplo. Mas vale lembrar que tempo, recursos energéticos e outros detalhes também são considerados desperdícios.

Ambas as situações afetam a sustentabilidade do negócio, sua produtividade e acabam com qualquer tentativa de otimizar recursos.

A CWBem, através da Engenharia de Serviços, pode encontrar os principais pontos de desperdício industrial e apontar qual a solução para eliminar esse escoamento silencioso de matéria-prima, produtos e, evidentemente, o lucro.

Chega de desperdício nas empresas!
Engenharia de Serviços acaba com desperdício nas empresas!

 Como a Engenharia de Serviços Consegue Descobrir Onde Está Acontecendo o Desperdício na Indústria?

A ideia da Engenharia de Serviços com relação ao assunto é reduzir ao máximo esses erros em todas as etapas. O desperdício pode estar acontecendo nesse momento na linha de produção, no estoque, nas docas, nos galpões logísticos e até mesmo na área de reciclagem, caso sua empresa tenha esse departamento. A Engenharia de Serviços investigará onde estão esses escoamentos de produtos, identificar o que pode estar vulnerável e elaborar a melhor estratégia para sanar o problema.

Quais as Razões que Causam Desperdício na Indústria que a Engenharia de Serviços Consegue Encontrar?

1. Desperdício por Excesso de Produção

Talvez seja o mais comum. Por ser um problema silencioso e, aparentemente, inofensivo, essa forma de desperdício consome muitos recursos involuntariamente. Gestores podem interpretar que muitos insumos significam que não vai faltar matéria-prima para a produção, mas essa quantidade mal administrada pode se perder. Produzir em quantidade acelerada, mais do que a capacidade da fábrica, também gera maior gasto de recursos, incluindo consumo de água, gás, eletricidade e combustíveis para máquinas. E ainda criará um contingente maior para armazenar, afetando estoques e prejudicando a logística. Cada fábrica precisa trabalhar dentro de suas características.

2. Desperdício Causado por Falta de Gestão na Movimentação Interna e no Transporte

Estamos falando aqui sobre deslocamentos desnecessários tanto de recursos quanto de produtos finalizados, maquinários, ferramentas e de colaboradores. Desperdício, inclusive, de tempo. Vai ter atrasos, pode causar confusão nos processos e, no pior cenário, pode atrapalhar a distribuição. A Engenharia de Serviços pode trazer soluções para ajudar esse trajeto interno em fábricas, como ajustes em layouts e planejamento de mobilidade. E tem ainda a entrega mal realizada, que está associada a esse ponto também. Já imaginou enviar lotes para endereços equivocados? Tem a questão da falta de planejamento logístico que pode fazer cargas inteiras trafegarem por rotas mais longas.

3. Desperdício por Falta de Processos Produtivos

Neste ponto, o problema está justamente na falta do cumprimento de uma sequência industrial mais funcional nos processos. Fábricas sem padronização são impossíveis de serem gerenciadas, monitoradas e controladas internamente. Novamente, é o tempo que acaba prejudicado e, com ele, os contratos e compromissos para entregar os produtos. Ou seja, prejuízo por desperdício de processos.

4. Desperdício Causado Quando Há Produtos Parados

Uma fábrica de software desenvolve um novo chip, mas ele ainda precisa ser homologado ou passar por alguns processos de certificação antes de ser comercializado. Isso mesmo: o desperdício pode acontecer quando não há controle dos processos burocráticos, mas também em processos de manutenção de equipamentos, tempo excessivo gasto em algumas etapas que poderiam ser otimizadas ou automatizadas. O desperdício causado pela ociosidade atrapalha a continuidade das linhas de produção, prejudica o estoque e atrasa, inclusive, o trabalho de diversas equipes de colaboradores. A ociosidade na produção e atrasos nas entregas. Assim, é necessário otimizar os processos, organizar a produção e promover uma estrutura flexível no trabalho. Isso ajuda a resolver diversos problemas relacionados ao tempo.

5. Desperdício por Baixa Qualidade na Produção

Muitas vezes, quando não há a verificação antes de começar a produção e algo sai errado, a fábrica terá retrabalho, gerando desperdício de horas trabalhadas. Sim, isso pesa – e muito – na composição do preço do produto. Sem contar com o sucateamento de muitos produtos que, possivelmente, não terão como ser salvos para reciclagem.

LEIA TAMBÉM
DE GARGALOS ÀS OPORTUNIDADES: A ENGENHARIA DE SERVIÇOS COMO CHAVE PARA O CRESCIMENTO
NOSSA ANALYTICS: DADOS REAIS PARA UMA GESTÃO ASSERTIVA DE COLABORADORES NA EMPRESA

Fim do despedício!
Desperdício nas fábricas precisa acabar!

6. Desperdício no Estoque e Almoxarifado

Lembra quando falamos sobre excesso de insumos e matéria-prima? Aqui é algo parecido, mas engloba também armazenamento de materiais internos, ferramentas, EPIs e produtos esperando para a distribuição até os PDVs. Se o galpão logístico de uma fábrica consegue armazenar 10 mil toneladas de um determinado produto, produzir além da capacidade, vai ter esse problema de espaço – com custos extras para alugar novos espaços apenas pela falta de planejamento da linha de produção. A solução pode ser uma ampliação, uma checagem mais precisa do inventário destes estoques ou, quem sabe, uma adaptação no processo de movimentação interna. A Engenharia de Serviços vai descobrir a melhor solução.

7. Desperdício Energético

Máquinas mal calibradas gastam mais diesel, sabia disso? Equipamentos antigos, sem manutenção, geralmente não são eficientes no consumo energético e gastam muita eletricidade. Todas as matrizes energéticas podem ser reduzidas no consumo? Isso vai depender do tipo de material utilizado, do estado dos equipamentos e da tecnologia adotada. O consumo de água também entra como desperdício, principalmente quando não há uma política de uso de água proveniente de chuvas.

8. Desperdício por Baixa Produtividade

A gestão do RH interno impacta o desperdício quando afeta diretamente o time de trabalho. Colaboradores desmotivados, falta de comunicação interna, ausência de benefícios, problemas nos turnos de trabalho, times despreparados e falta de treinamentos adequados causam desperdício na entrega deste esforço, que começa a ser menor. Basicamente, estamos falando sobre desperdício de talentos. Muitos profissionais, aliás, podem até mesmo deixar a empresa e o tempo gasto para repor ou mobilizar novos talentos vai impactar no resultado.

E, sim, a Engenharia de Serviços, se detectar que este é o problema, consegue descobrir a melhor solução!

Quais São os Verdadeiros Ganhos para Uma Fábrica ao Evitar Estas e Outras Formas de Desperdício?

Muitos, a começar pela eficiência operacional. Tudo que para uma produção resultará em prejuízo de algum modo. Matéria-prima que se perde, tempo gasto para refazer alguma produção, desperdício de tempo para encontrar soluções para problemas que nem existiam são alguns detalhes que a Engenharia de Serviços consegue analisar e entregar uma solução. Sem desperdício, a fábrica melhora na disponibilidade de matéria-prima, performa melhor no fluxo produtivo, na entrega dos produtos, na redução de problemas de produção equivocada, na valorização da mão de obra do seu time de colaboradores, na gestão inteligente de estoque, no controle logístico do que é transportado para pontos de vendas e, mais importante, melhora a receita.

Onde Será que a Sua Empresa Está Desperdiçando?

Fale com a CWBem e deixe que a Engenharia de Serviços descubra onde você está perdendo na sua produção.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.