Como fazer um plano de comunicação profissional para qualquer evento
Vai sair um livro novo e a editora está animada com o lançamento. Já fez a impressão, alugou o teatro para a tarde de autógrafos, separou os brindes e contratou um buffet para o grande dia. Por mais perfeita que esteja essa organização, tem como evento “flopar? Sem comunicação profissional com diversas ações planejadas, é bem provável.
Para Ediney Giordani, Especialista em Marketing Digital da KAKOI Comunicação, qualquer evento precisa de um plano profissional criado por uma agência para a comunicação chegar às pessoas mais interessadas:
“Eventos demandam grandes investimentos. Sem uma comunicação global, com plano de marketing, redes sociais e assessoria de imprensa de uma agência com profissionais especializados, todo o investimento e a expectativa correm o risco de não chamar a atenção.”
Divulgação nos Canais Certos com Informações Precisas
A ideia é transmitir a mensagem correta em ações conjuntas de anúncios e conteúdo chamativo nas redes sociais. Uma das primeiras ações está na criação de anúncios online segmentados e e-mail marketing com lista quente de leads, para começar o impacto semanas antes do evento.
As redes sociais, por sua vez, trabalham seguindo o cronograma pré-estabelecido, em todas as frentes possíveis. Criar um evento online no Facebook e criar marcações, as famosas hashtags, no Instagram, são caminhos que precisam ser trilhados:
“A agência precisa verificar tudo o que chega pela comunicação e filtrar o que está acontecendo via monitoramento de comentários, marcações e outras demandas que possam surgir durante toda comunicação.”
Landing Page para Eventos
Por serem pontuais, os eventos podem se valer de uma Landing Page, basicamente uma página online criada apenas para divulgar o evento, alimentar as redes sociais, captar prospects e aquecer leads. Enquanto as redes sociais são abastecidas quase que diariamente, a landing page vai filtrando cada vez mais os interessados.
Assessoria de Imprensa
A assessoria de imprensa faz com que o evento chegue às redações das editorias mais relevantes para o encontro. Um festival gastronômico desperta mais atenção em um blog sobre comidas locais do que em um jornal que fala sobre economia:
“Esta ação é essencial para despertar o interesse das principais mídias especializadas, seja um grande veículo ou aquele podcast local, que tem diversos seguidores” completa o especialista.