Empregos seguem estáveis e refletem bom momento das empresas
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mais recente, divulgada pelo IBGE, mostra estabilidade na taxa de desocupação que permaneceu em 7,5% no último trimestre, praticamente o mesmo número do trimestre anterior (7,6%), mas inferior aos 8,5% registrados no mesmo trimestre móvel de 2023. Esta já é a menor taxa de desocupação para um trimestre encerrado neste período desde 2014 (7,2%). Boa notícia para a geração de empregos.
Para a Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, Karina Pelanda, a estabilidade é resultado da retomada na produção nacional dos últimos anos, que se recuperou do período pandêmico:
“Estes números mostram que a recuperação gradual que vivenciamos pós-pandemia se estabilizou, inclusive com aumento do emprego formal, com carteira assinada, que chegou a 100,8 milhões de brasileiros. Muitas pessoas migraram para o trabalho CLT pelos benefícios e pela estabilidade no mesmo momento em que novas empresas foram criadas e outras expandiram suas atividades”.
Setores que Mais Contrataram
Os setores que mais contrataram no mês de abril foram:
- Vagas em serviços: 138.309
- Setor industrial: 35.990
- Construção civil: 31.893
- Comércio: 27.272
Terceirização é o Diferencial deste Bom Momento
Um dos grandes impulsionadores desse bom momento de emprego é o movimento de terceirização promovido pelo mercado. Karina lembra que nessa modalidade, a empresa deixa sob a responsabilidade de uma empresa especializada em gestão de pessoas todo o processo de contratação e manutenção da gestão dos novos colaboradores.
“Sem dúvida alguma as empresas terceirizadas estão tendo um papel fundamental ao cuidar da responsabilidade tanto do recrutamento e seleção quanto da gestão desta mão de obra. O volume de vagas e candidatos é tão alto que muitas empresas estão optando pelo processo terceirizado para desafogar a burocracia e fazer a seleção correta”, finaliza a especialista.
O processo de terceirização demanda um aumento expressivo na busca por profissionais qualificados, esse quadro, inclusive, atrai com bons salários profissionais autônomos que optam por retomar a carreira como funcionário registrado.